terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Torta Mil Folhas (Mille Foglie) com Creme de Baunilha

14 de fevereiro, aqui na Italia, bem como nos EUA é o Valentine's Day, ou seja, Dia dos Namorados.
E no Dia dos Namorados eu nao poderia fazer outro doce senao esta Torta Mil Folhas porque é a torta preferida do meu marido, afinal ele é meu namorado/amante/amigo, etc,etc,etc.
Desenhei 3 coraçoes com a geléia de morango e assim representar a nossa familia: ele, eu e a nossa filha.
A receita do Creme de Baunilha eu retirei de um dos meus (tantos!) livros de culinaria, "Dolci alla Frutta" que contém tantas receitas de base e de doces maravilhosos!
A massa folhada eu comprei pronta, mas da proxima vez a farei com minhas proprias maos, pois receitas de massa folhada nao me faltam. Ainda nao tomei coragem de faze-la porque requer vontade, paciencia e tempo e quando a preparar espero postar aqui no blog.
Entao vamos à receita desta deliciosa torta!


Ingredientes:
1 embalagem de Massa folhada pronta
Fiz uma torta pequena de 18 cm, mas quem quiser fazer uma maior deve dobrar todos os ingredientes)

Para o creme de baunilha:
250 ml de leite
2 gemas
50 g de açucar comum
1 colher (das de sopa) de maizena (eu usei a fécola de batata, por nao ter maizena em casa, mas os dois tem a mesma funçao)
1 colher (das de cha) de extrato de baunilha ou metade de uma fava de baunilha

Na montagem da torta precisa também de :
100 g de gotas de chocolate
Geleia de morango (1 colher)
Amendoas trituradas grosseiramente(mais ou menos 20 g)
Açucar de confeiteiro

Modo de preparar:
Massa folhada: dividir e massa em 2 circulos de 20 cm (quem quiser fazer grande deve usar a massa inteira, entao serao necessarias 2 embalagens de massa folhada); polvilhar com açucar de confeiteiro a superficie delas; assar em forno pré-aquecido a 200ºC por uns 10 minutos; deixar esfriar (eu deixei que inchasse para dividir em dois cada circulo e assim obter 4 circulos de massa).

Creme de baunilha: aquecer o leite (com metade da fava de baunilha, se nao usar o extrato, pois este é acrescentado no final); misturar em uma panela as gemas e o açucar; acrescentar o leite aos poucos (sem a fava de baunilha), mexendo sempre o composto para nao empelotar; colocar para ferver e quando atingir a ebuliçao, deixar no fogo ainda por uns 2 minutos (precisa mexer todo o tempo); retirar do fogo e acrescentar o extrato de baunilha (se usarem o aroma nesta forma); deixar esfriar.

Montagem:
Colocar um disco no prato e espalmar o creme de baunilha sobre ele; espalhar 1/3 das gotas de chocolate sobre o creme; repetir a operaçao até terminar os discos de massa folhada; espalmar o creme nas laterias da torta e colar as amendoas trituradas no creme; polvilhar de açucar de confeiteiro a superficie da torta.
Dissolver a geléia de morangos com uma colherzinha de agua numa panela e ligar o fogo para auxiliar a operaçao; desenhar os coraçoes com a geléia.
Colocar na geladeira até o momento de servir.
Buon appetito!
Buon San Valentino!


4 comentários:

  1. Uau! Que delícia Lu.
    Realmente você tem "doces magias" neste blogue. Cada vez que me aventuro no seu arquivo descubro estas maravilhas.
    Fiquei fã da sua receita BOLO HOLANDÊS DE MAÇÃS by Buddy Valastro. Aliás, foi um sucesso aqui em casa. E acredito que ficarão fãs desta também. Obrigada por nos despertar os sentidos.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa manuela, que bom! Fico muito feliz em saber que as receitas que vc tem feito estejam fazendo sucesso na tua familia! Nada como compartilhar uma guloseima com quem se ama, nao é mesmo? Obrigada pelo teu carinho, beijos, Lu

      Excluir
  2. Olá Lu,

    Já fiz esta tua maravilha e devo dizer que é de comer e pedir mais. Soube a pouco e para a próxima duplico os ingredientes e faço em formato de tarte.
    Podes vê-la em http://saborescomtempo.blogspot.pt/2013/03/coracoes-para-o-pai.html.

    Bjnhos e um fim de semana repleto de doces magias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Manuela! Fico feliz que vc tenha preparado e gostado da receita! Vou la ver sim. Beijinhos,Lu

      Excluir

SINTA-SE CONVIDADO A COMENTAR! ACEITO CRITICAS (CONSTRUTIVAS!), SUGESTOES, ETC.