sábado, 1 de março de 2014

Devil Food Cake de Nigella Lawson


Como ja falei em outro post, adoro assistir Masterchef Australia que segundo a minha opiniao è o melhor dos Masterchefs que eu ja assisti. O nivel de educaçao, gentileza e camaradagem dos concorrentes, a competividade saudavel e as aulas que os chefs nos presenteam fazem desse programa um grande show culinario! Recentemente estao apresentando o terceiro Masterchef e outro dia a convidada especial foi Nigella Lawson. Os concorrentes divididos em duas equipes deveriam fazer 6 pratos dela, mas nao sabiam que era ela a autora das receitas e no final descobriram que além de terem preparado as receitas dela, seria ela a avaliar os pratos realizados. Um dos doces foi essa torta, a Devil Food Cake e fiquei morrendo de vontade de prepara-la. Fui no site de Nigella e la estava a receita. E' um bolo delicioso, cremoso, e a calda também è otima.  A minha filha amou! Nunca tinha feito um bolo de chocolate cujos ingredientes fossem misturados como ensina a receita e fiquei muito curiosa. Aqui esta o bolo e a receita. So fiz metade da receita, mas de resto segui todas as indicaçoes dela.
Sem mais delongas :) vamos à ela:


 
Ingredientes para o bolo:
 50 g de chocolate em pó, peneirado

 100 g de açúcar mascavo escuro  

 250 ml de agua quente

 125 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente 

 150 g de açúcar refinado

 225 g de farinha de trigo

 ½ colher de chá de fermento em pó

 ½ colher de chá de bicarbonato de sódio

 2 colheres de chá de extrato de baunilha

 2 ovos grandes


Para a cobertura:
 125 ml de água
 30 g de açúcar mascavo escuro
 175 g de manteiga sem sal
 300 g de chocolate meio amargo picado

Modo de preparar:
Forrar o fundo de 2 formas redondas de 20 cm com um disco de papel manteiga e untar com manteiga nas laterais.
Colocar o chocolate em pó e o açúcar mascavo em uma tigela e despejar a água fervente. Bater para misturar, em seguida, reservar. Bater a manteiga e o açúcar refinado juntos até obter um creme fofo.
Misturar a farinha, o fermento e o bicarbonato juntos em outra tigela e reservar por um momento.
Acrescentar o extrato de baunilha ao creme de manteiga e açúcar - misturando o tempo todo - em seguida acrescentar um ovo, batendo atè misturar bem, e depois acrescentar o segundo ovo. Incorporar os ingredientes secos e, em seguida, acrescentar a mistura de chocolate ao composto.
Dividir a massa entre as 2 formas preparadas e levar ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 30 minutos, ou até um palito sair limpo.
Deixar esfriar por 5-10 minutos, antes de desenforma-los.
 
Enquanto os bolos estão no forno, começar a fazer sua cobertura:
Colocar a água, o açúcar mascavo e a manteiga em uma panela em fogo baixo para derreter .
Quando esta mistura começa a borbulhar , retirar a panela do fogo e adicionar o chocolate picado , mexendo bem para que o chocolate derreta por inteiro e fique liso e brilhante.
Deixar esfriar completamente mexendo de vez em quando.
Vire um dos bolos colocando a parte superior para baixo e coloque 1/3 da glasse e cubra com o outro bolo. Espalhar o restante da glasse sobre o bolo deixando cair nas laterais.
Buon appetito!

3 comentários:

  1. Olá Lu,

    Parabéns pelo seu blog! É ótimo, suas sugestões gastronômicas são muito inspiradoras!

    Vimos que você tem muitas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar www.tudoreceita.pt, um novo site web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 190.000 receitas dos sites e blogs mais populares de Portugal.

    No site criamos a secção ¨Top blogs de receitas¨, (http://www.mytaste.pt/top-blogs-de-receitas), um ranking de blogs ao que você também pode adicionar o seu blog.

    Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso motor de pesquisa. Dessa maneira nós geramos muito trafico para os blogs do nossos blogueiros.

    E você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tudoreceita.pt é grátis!

    Tudoreceita.pt tem sites irmãos em Espanha, Inglaterra, França, EU e Suécia, entre 40 outros.

    Você quer fazer parte desta grande família?

    Também estamos no Facebook ( www.facebook.com/Tudoreceita) e Twitter (https://twitter.com/Tudoreceita )

    Estamos à sua disposição!
    Wagner Silva

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!!
    E onde eu coloco a mistura de chocolate amargo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! A mistura de chocolate deve ser acrescentada por ultimo na massa. Coloquei os ingredientes que devem ir juntos com as diversas passagens em cores diferentes para facilitar a compreençao, esperando ter melhorado a descriçao do procedimento. Obrigada pela visita e volte sempre! :) Lu.

      Excluir

SINTA-SE CONVIDADO A COMENTAR! ACEITO CRITICAS (CONSTRUTIVAS!), SUGESTOES, ETC.