quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Risotto com Abobora by Gordon Ramsay!

Ok, admito! E' o meu idolo na culinaria! Adoro ve-lo cozinhando e ensinando como se faz os pratos. E' um verdadeiro prazer! E se aprende, posso garantir! Meu risoto melhorou muito depois que comecei a estudar os videos dele.
Enfim ele virou meu idolo na televisao também, ja que sigo todos os programas televisivos onde ele esta porque é diversao garantida: Masterchef USA, Kichen Nightmares, Hell's Kitchen, The F Word (este eu vejo pelo Youtube).
Ja vi varios tipos de risottos feitos por ele e este é o primeiro que tentei reproduzir. Alias, fazer risottos esta virando a minha especialidade porque a minha filha adora e cada vez que faço para ela, experimento verduras diferentes, ingredientes diferentes e ela come com prazer!
Outro dia eu fiz um risotto de abobora (usando somente o pure) e abobrinha ralada e ela comeu e repetiu, praticamente catou todos os graos de arroz que tinha no prato! E eu fico duplamente feliz, ja que ela se alimenta bem e eu me sinto orgulhosa por ela apreciar o que cozinho. E' realmente gratificante!
Experimentem!



Ingredientes:
150 g de arroz para risotto
Uma colher (das de sopa) de manteiga
200 g de abobora
Caldo de carne, quanto basta (mais ou menos 600 ml)
Sal (uma pitada)
1 colher (das de sopa) de cebola picada
Queijo parmesao ralado e em raspas
Oleo de oliva
Manjericao fresco (um maço) ou seco (2 colheres das de cha)

Modo de preparar:
Cortar a abobora em quadradinhos (depois de retirar a casca e lava-las) e cozinhar em fogo baixo com uma colher de oleo de oliva, um pouco de agua, sal e metade do maço de manjericao fresco (ou uma colher das de cha de manjericao seco, picado; a minha opçao por nao ter o manjericao fresco neste periodo).
Com metade da abobora ja cozida reduzir em pure no liquidificador. Reservar tanto o pure quanto a abobora cozida que sera adicionada no final.
Em uma panela larga, colocar um pouco de oleo de oliva, um pouco de cebola picada e a outra metade do maço de manjericao fresco (no meu caso, outra colherzinha de manjericao seco picado) e deixar aquecer um pouco.
Acrescentar o arroz e deixar tostando por alguns minutos, mas mexendo sempre.
Ir colocando o caldo de carne quente aos poucos (acrescentar o caldo à medida que este vai secando até o arroz estar cozido).
Acrescentar um pouco de queijo parmezao ralado e o pure de abobora, amalgamando tudo.
Acrescentar uma colher de manteiga, fora do fogo.
Acrescentar a abobora refogada e misturar.
Experimentar para ver se ha necessidade de sal.
Servir o risotto com o queijo parmesao em raspas por cima (e algumas folhas de manjericao fresco; nao coloquei por nao te-lo em casa).
E' realmente delicioso, posso garantir!
Buon appetito!

2 comentários:

  1. Convidei um amigo para almoçar em cima da hora, e queria uma forma mais fácil de fazer o tradicional risotto di zucca, encontrei sua receita procurando a receita do Gordon Ramsay, a quem adoro igualmente. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Fico feliz em poder contribuir com uma pequena parcela no sucesso do seu jantar, pois tenho certeza que foi um sucesso sim! Obrigada a vc! AbraÇos, Lu

      Excluir

SINTA-SE CONVIDADO A COMENTAR! ACEITO CRITICAS (CONSTRUTIVAS!), SUGESTOES, ETC.