quarta-feira, 6 de julho de 2011

Pao de Banana (Banana Bread)

Boa tarde!
Acabei de experimentar uma nova receitinha e ja vim aqui registrar o resultado que foi muito bom! E' um tipo de doce americano, chamado plum cake (na foto eu coloquei pao de banana, por isso o intitulei pao de banana, mas o termo certo é plum cake de banana, perdoem-me!).
Muito gostoso e perfumado! Vale a pena faze-lo, e mais ainda, come-lo!.
Vi essa receita tempos atras navegando pela net, em um blog italiano, mas fiz uma pequena modificaçao.
Muito bom! Experimentem!



Ingredientes:
200 g de banana madura (usei 2 bananas d'agua grandes)
175 g de farinha de trigo (eu usei 125 g de farinha branca e 50 g de farinha integral)
125 g de manteiga
100 g de açucar (eu usei metade branco e metade mascavo)
2 ovos (tamanho medio)
1 colher (das de café) cheia de fermento em po
1 colher (das de café) cheia de canela
1 colher (das de sopa) cheia de chocolate amargo em po

Modo de preparar:
Derreta a manteiga (ou deixe-a à temperatura ambiente) e junte-a ao açucar, misturando-os bem com a batedeira, ou à mao mesmo. Acrescentar um ovo de cada vez, batendo bem para deixar a mistura homogenea.
Acrescentar aos poucos a farinha, ja misturada com a canela e o fermento, mexendo sempre.
Descascar as bananas e amassa-las, juntando-as ao composto.
Usar uma forma de plum cake untada e enfarinhada ou forrada com papel manteiga (eu usei o segundo método). Colocar 2/3 da massa na forma.
Acrescentar ao restante da massa a colher de chocolate em pò e misturar bem (essa foi a minha modificaçao, pois na receita original se jogava 80 g de chocolate derretido sobre o pao, mas eu preferi colocar o chocolate na propria massa).
Distribuir a massa com o chocolate ao longo da forma, depositando colheradas da massa (eu coloquei 3 colheradas bem cheias - ver foto). A massa com o chocolate é mais pesada e afunda na massa branca, misturando-os.



Assar em forno pré-aquecido a 190º C por 20 minutos (a temperatura mais alta ajuda a formar aquela crosta partida sobre a preparaçao), abaixar a temperatura para 180º C, por mais 20 a 25 minutos.
Buon appetito!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

SINTA-SE CONVIDADO A COMENTAR! ACEITO CRITICAS (CONSTRUTIVAS!), SUGESTOES, ETC.