quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Muffins de Mirtilo (Blueberry) de Donna Hay!

Gente, a minha nova idola na culinaria é uma jornalista australiana, muito conhecida, chamada Donna Hay. Tenho praticamente estudado as receitas que ela propoe e visto muitos videos dela, ensinando pratos praticos e rapidos, e devo dizer que estou encantada!
Faz tudo com uma maestria e beleza que nao tem como nao se encantar.
Estou tao maravilhada com ela que acabei comprando um dos seus livros, e escolhi o "Classici Moderni volume 2" porque na capa tem uns bolinhos lindos e imaginei que se tratasse de receitas doces (como nao o encontrei nas livrarias de onde moro acabei pedindo pela internet), e nao me enganei! Contém  receitas de diversos tipos de doces muito interessantes e acredito que pouco a pouco postarei muitas delas. 
E na mesma tarde em que recebi o livro fiz a minha primeira receita: Muffins de Mirtilo (Blueberry em ingles, que alias, acho um nome muito bonito!). Na receita a quantidade daria para 12 muffins, mas eu acabei fazendo 15 muffins (porque os fiz menores), sendo que 8 eu fiz com mirtilo e 7 com gotas de chocolate (aqueles em formato de mini-plumcake), pensando em Lara, pois ela nao é muito chegada às frutas, infelizmente!
Sao maravilhosos! Lara adorou a versao com gotas de chocolate e comeu praticamente quase todos em dois dias! Os muffins com os mirtilos eram deliciosos ainda no terceiro dia, pois a presença da fruta nao deixa secar a massa.
Olha, vale à pena de verdade fazer esses muffins porque sao maravilhosos! Os recomendo calorosamente! Eu os amei! Foram os melhores muffins que eu ja fiz e nao deixarei de faze-los nunca mais!!!!




Ingredientes:
270 g de farinha de trigo
2 colheres (das de café) de fermento em po
170 g de açucar (eu coloquei 140 g de açucar mascavo)
2 ovos
250 ml de creme de leite azedo *
1 colher (das de café) de casca de limao ralada
80 ml de oleo vegetal
150 g de mirtilo fresco ou congelado

Modo de Preparar:
Peneirar a farinha e o fermento em uma vasilha e acrescentar o açucar.
Em outra vasilha, colocar o creme de leite azedo, os ovos, a casca de limao e o oleo e misturar bem até ficarem bem homogeneizados.
Incorporar os ingredientes liquidos aos solidos e mistura-los cuidadosamente, somente o tempo de mistura-los (a massa dos muffins nao deve ser muito trabalhada, senao nao ficam macios). A massa é um pouco enxuta, meio grumosa (como um pirao embolorado :), e esse é o segredo para se obter muffins macios e deliciosos!
Assar em forno pré-aquecido por uns 20 minutos.
Buon appetito!

* O creme de leite azedo nao é facil de ser encontrado, mas pode ser feito em casa. Basta misturar 250 ml de creme de leite fresco com um vasinho de iogurte natural (125 g), cobrir o recipiente com um pano limpo e deixa-los à temperatura ambiente por 10-12 horas. Passado esse tempo, guarda-lo na geladeira, de preferencia em um recipiente hermetico, e usa-lo em no maximo 3 dias.
Ah! E para muffins mais lights pode-se substituir o creme de leite azedo com o iogurte branco (aconselho o iogurte grego que é bem encorpado, tem a mesma consistencia do creme de leite azedo), dica que li no blog croce e delizia (de uma foodblogger italiana que mora nos EUA). Experimentei essa versao e devo dizer que o sabor é tao bom quanto a versao original (com o creme de leite), mas a consistencia do muffin com o creme de leite é melhor, mais macio.   
(As duas fotos abaixo foram tiradas dos muffins com iogurte ao invés de creme de leite azedo)
       

VERSIONE ITALIANA
 
MUFFINS AI MIRTILLI
 
(tratto dal libro Classici Moderni 2 di Donna Hay)
 
 
Ingredienti:
270 g di farina
2 cucchiaini di lievito
170 g di zucchero semolato
250 ml di panna acida
2 uova
1 cucchiaino di scorza di limone grattugiata
80 ml di olio vegetale
150 g di mirtilli freschi o surgelati
 
Preparazione:
Setacciare la farina e il lievito in una ciotola, unire lo zucchero e mescolare bene.
Mettere in una ciotola la panna acida, le uova, la scorza di limone e l'olio e sbattere finchè il composto è omogeneo.
Incorporare gli ingredienti liquidi ai secchi e amalgamare bene il tutto.
Unire i mirtilli e dare una mescolata.
Versare il composto in 12 stampini per muffins riempiendoli per due terzi.
Infornare a 180ºC per 12 minuti, verificando la cottura con uno stecchino.
 
 


No final da receita Donna Hay da sugestoes desses muffins com outras frutas, como por exemplo a banana, entao para faze-los basta acrescentar uma colher (das de café) de canela em pò e 240 g de bananas cortadas em pedaços pequenos e assim os fiz. Sao maravilhosos! Coloquei uma mistura de açucar mascavo e canela em pò (em partes iguais) sobre eles antes de assar e ficaram super gostosos! Eis a foto deles:


E agora uma outra versao, com a framboesa (150 g) e raspas de chocolate branco (110 g; eu coloquei gotas de chocolate branco) e nao colocar a casca ralada de limao. Essa versao é também maravilhosa! Amei todos!

7 comentários:

  1. Adorei conhecer seu blog.Também adoro a donna hey mas não existem livros dela traduzido para o portugues, o que me amola muito porque sou biligue entre o portugues e o mineires...se voce tiver uma receita dela ,um bolo coberto com maças,mirtilo e açucar demerara e puder me enviar, vou ficar muito, mas muito feliz...um abç
    gloria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Gloria! Obrigada pela tua visita! Tenho a receita deste bolo sim e te mando com o maior prazer, basta vc me dar o teu email que te passo a receita Ok?
      Um abraço, Lu

      Excluir
  2. Lu, que bom este passeio no seu blog delicioso. Sou Maria Célia e moro no Brasil. Hoje vi o programa de Donna Hay no Fox Life. Não consegui copiar a receita dos muffins de mirtilo e acabei "aterrizando" aqui, para minha felicidade. Vamos trocar receitas e informações. Meu e-mail é milagresmrqs@ig.com.br
    Dê uma passada no meu blog.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Maria Célia! Obrigada pela visita e pela adesao ao blog! Ja dei uma olhada tb no teu, muito legal! Qualquer receita de Donna Hay que precisar basta pedir que te envio sem problemas, desde que eu a tenha no meu livro ou no meu arquivo no pc, Ok?
      Abraços, Lu

      Excluir
  3. Lu fiquei tao feliz em encontrar a receita da Donna Ray eu amo vela ensinando vou fazer este muffim que vc postou e se vc tiver mais receitas e ouder mandar para o meu email debbie_cristy@hotmail.com
    eu te agradeço de ♥ um bjao e fica com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Debbie! Claro que te mando a receita que vc quiser dela, desde que eu a tenha no livro dela que adquiri meses atras. Se v quiser alguma em particular basta me escrever para lufransantana@yahoo.it Ok? De qualquer modo, todas as receitas dela que eu tenho experimentado, estou postando por aqui. Obrigada pela visita, beijos, Lu

      Excluir

SINTA-SE CONVIDADO A COMENTAR! ACEITO CRITICAS (CONSTRUTIVAS!), SUGESTOES, ETC.