quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Tiramisù ... um manjar dos deuses!

A primeira vez que comi o Tiramisù foi em 1997, na minha primeira visita à Italia, feito por minha irma e achei um manjar dos deuses!
Tao bom quanto o dela, somente o do meu marido porque ele também sabe fazer e faz muito bem! Foi ele que me ensinou (aprendeu a faze-lo com a mae dele).
Acredito que seja o doce italiano mais famoso no mundo e usualmente ele é feito com o biscoito savoiard (que acredito seja igual ao biscoito champagne), mas eu os acho muito espessos e o prefiro com os biscoitos pavesini, como os faz minha irma e meu marido (esses biscoitos sao mais finos e mais delicados. Li em algum lugar uma boa opçao para quem nao achar o pavesini, que é cortar o biscoito champagne ao meio, assim ficarao menos espessos. Outra opçao é fazer o proprio pavesini. Colocarei no final do post a receita para quem quiser faze-lo).
Fiz um pirex com capacidade para 1/2 litro (metade da receita, como sempre), e como sobrou creme resolvi fazer um individual, colocando em um pirex pequeno, e foi com este que realizei as fotos (e que prazer degusta-lo para que se pudesse ver as camadas dele, como poderao ver na segunda foto!).
Infelizmente o mascarpone nao é facil de achar no Brasil, acredito que se ache somente onde se vende produtos importados. Ja os vi na delicatessen Perini em Salvador. 
E' possivel fazer o mascarpone em casa, na propria cozinha, armado de utensilios (fogao, panela, vasilha e termometro), e nao é complicado, mas nao deve ser facil! Na net se acha a receita para realiza-lo em casa, como aqui, e acredito que se nao o encontrasse facil (todos os supermercados daqui o vendem) tentaria faze-lo eu mesma, pois com a minha perseverança, nao me deixaria vencer pela falta dele! :)
Bem, espero que apreciem e possam faze-lo também!




Ingredientes: 
500 g de mascarpone
4 ovos
4 colheres (das de sopa) de açucar
Biscoitos pavesini quanto baste
Café forte (o quanto baste para molhar os biscoitos)
3 colheres (das de sopa) de licor amaretto
Chocolate em po

Modo de preparar:
Separar as gemas das claras (colocar as gemas em uma vasilha de vidro que possa estar em banho-maria).
Apoiar a vasilha com as gemas em uma panela com agua quente e fervente (a vasilha nao deve tocar a agua, somente receber os vapores. Esta técnica eu ouvi de um chef italiano que a recomendava para se fazer uma especie de pasteurizaçao das gemas, quando se faz o tiramisù no verao por causa do calor, mas confesso que adotarei sempre esse método...nunca se sabe), e acrescentando o açucar, bater bem até virar um composto claro e espumoso.
Retirar do fogo e acrescentar o mascarpone, continuando a bater para homogeneizar.
Montar as claras em neve com uma pitada de sal e incorpora-la ao composto, misturando devagar, em movimentos de baixo para cima, até misturar tudo.
 
Nota: ja fiz um experimento de bater os ovos inteiros com o açucar, em banho-maria, e devo dizer que nao senti nenhuma diferença no gosto e na consistencia, entao acredito que o farei sempre assim por segurança.

Montagem do tiramisù:
Molhar cada biscoito rapidamente no café, ja frio e acrescido do licor (nao deixar que absorvam muito o café senao se rompem facilmente) e ir arrumando na base do pyrex.
Colocar uma camada fina de creme sobre eles.
Repetir a operaçao até que termine todo o creme (a ultima camada deve ser de creme).
Pulverizar o chocolate em po sobre o creme e colocar na geladeira.
Aguardar algumas horas para servi-lo.
Buon appetito!




Biscoito Pavesini
Ingredientes:
160 g de ovos (pesa-los sem a casca)
120 g de açucar
130 g de farinha de trigo
60 g amido de milho
Essencia de baunilha

Modo de fazer:
Montar com uma batedeira o açucar e os ovos até ficar bem espumoso e claro (uns 15 minutos).
Acrescentar a farinha e o amido e misturar devagar com uma espatula de baixo para cima (para nao desmontar o composto) até misturar tudo muito bem.
Colocar o composto em um saco de confeitar e usando um bico redondo e liso, espremer tiras numa assadeira forrada com papel manteiga e colocar na geladeira por uma meia hora.
Passado esse tempo, tirar da geladeira e pulverizar com um pouco de açucar em cada biscoito e assar em forno pré-aquecido a 180ºC por mais ou menos 5 minutos, até que fiquem dourados.
A foto abaixo sao de pavesinis comprados no supermercado.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

SINTA-SE CONVIDADO A COMENTAR! ACEITO CRITICAS (CONSTRUTIVAS!), SUGESTOES, ETC.