quinta-feira, 3 de julho de 2014

Bolo Crumble de Pessegos e Amoras

Aqui esta a receita de um bolo de frutas delicioso! Como a estaçao è de pessegos por aqui resolvi faze-lo, pois além de pessegos leva também amoras e eu ja tinha uma boa quantidade guardadas no congelador, pois à medida que amadurecia no pé da minha horta, eu ia colhendo e guardando para usar no momento que precisasse. E' uma receita que vi no site Il Cucchiao d'argento, e me pareceu muito boa, pena que nao consegui o mesmo efeito das frutas por cima pois a massa cobriu boa parte delas, mas nao interfere no gosto e è isso que conta. E' um bolo com varias consistencias: a macia do bolo, a molhadinha das frutas e a crocante do crumble que cobre toda a superficie do bolo. Servida com sorvete entao è uma delicia! Fiz a calda de frutas com caramelo seco, que aprendi com uma Masterclass de Masterchef Australia, quarta temporada que estou seguindo ultimamente. As aulas sao otimas e pode-se aprender sempre com elas. Quero preparar também o sorvete de mel que o chef preparou, mas serà para uma outra vez.
 Experimentem!



Ingredientes: (eu preparei 3/5 da receita e colocarei as quantidades que usei)
Crumble:
30 g de açucar mascavo
48 g de amendoas
36 g de manteiga fria
48 g de farinha de trigo (que substitui pela farinha de farro)

Bater tudo com um mixer, mas nao finamente para que as amendoas fiquem trituradas grosseiramente, e colocar na geladeira enquanto preparara o bolo.

Bolo:
108 g de manteiga à temperatura ambiente
130 g de açucar branco (usei o mascavo)
1/2 fava de baunilha (as sementes; basta abri-la ao meio e raspar as duas partes internas)
3 ovos
222 g de farinha de trigo (usei 148 g de farro e 74 g de fécola de batata)
180 g de iogurte branco, natural
1/2 colherzinha de raspas de limao
1 colherzinha de fermento para doces

E mais:
2-3 pessegos pequenos (sem casca e cortado em cubos)
75 g de amoras

Bater a manteiga com o açucar, a baunilha e as raspas de limao até ficar bem homogeneo. Acrescentar os ovos, um de cada vez, amalgamando bem antes de cada adiçao. Acrescentar a farinha, intercalando com o iogurte e por ultimo o fermento. Colocar numa forma retangular de 18 x 25 cm, untada e forrada de papel manteiga, cobrir com os pessegos e as amoras e por ultimo com o crumble.

           
                                   

Assar a 160°C por 1 hora (è sempre bom testar com um palito para ver se esta assado).

Servir com uma Calda de Pessegos.

1 xicara de açucar mascavo

O segredo esta em adicionar o açucar na panela aos poucos, à medida que este vai derretendo, obtendo um caramelo cor de bronze, somente isso.
Para fazer a calda, adicionei 2 pessegos cortados em fatias e deixei cozinhando por alguns minutos no caramelo que ficou mais liquido pela presença da agua na fruta. Desliguei e transferi para uma tigela e deixei esfriar. Quando esta frio, colocar na geladeira por algumas horas, até servir.

           

             



O chef Philippe Mouchel fez uma calda citrica com laranjas e pompelmo (usando também o suco de algumas laranjas), mas eu resolvi mudar para os pessegos usando a mesma tecnica. Uma delicia!
Buon appetito!




 

4 comentários:

  1. Vir até aqui e não ficar com água na boca, é quase uma missão impossível :0)
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)
     
    http://decolherpracolher.com.br

    ResponderExcluir
  2. CIAO LU E BEN TROVATA , TI FACCIO I MIEI COMPLIMENTI PER IL BLOG E PER QUESTA BUONISSIMA RICETTA , SEI MOLTO BRAVA ........FELICE SERATA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grazie Maria, molto gentile! Ho visto il tuo blog ed è molto bello, interessante e curato. Ti faccio i miei complimenti anch'io! Lu

      Excluir

SINTA-SE CONVIDADO A COMENTAR! ACEITO CRITICAS (CONSTRUTIVAS!), SUGESTOES, ETC.