sexta-feira, 18 de julho de 2014

Torta ao Duplo Chocolate e Framboesas

Estamos no verao, com dias quentes e também frescos, um periodo em que o chocolate nao è uma tentaçao, o nosso corpo pede frutas citricas, doces com frutas, enfim, alimentos refrescantes, maaaaaaaaaas nao resisti a tentaçao de preparar esta torta de chocolate com framboesas, depois que vi o programa de culinaria de Giada de Laurentiis, uma italiana que emigrou para os EUA aos 7 anos de idade, com a familia e la ficou, e virou uma celebridade na culinaria nos EUA. E' a minha nova musa na cuinaria! E' simpatica, divertida, espontanea e apresenta com uma leveza e beleza os programas que faz, além de ser molto bella! Estudou a arte culinaria na famosissima Le Cordon Bleu em Paris e se tornou uma chef. Adoro mulheres que mesmo nascendo em "berço esplendido" (ela è neta de um grande produtor cinematografico italiano, Dino de Laurentiis), vai a luta, segue a vocaçao e nao è para menos que chega ao sucesso! Grande Giada!
Bom, voltando à receita, ela fez esta torta usando uma mistura para bolos, mas eu preferi nao usa-la e fui atras de uma receita de bolo de chocolate que tivesse as mesmas quantidades dos ingredientes liquidos e usei a receita do bolo de chocolate de Buddy Valastro que tinha as mesmas caracteristicas da receita dela e a preparei. E' muito simples e pratica e de um sabor irresistivel, com o pure de framboesas, tanto no bolo quanto na glasse. Como a glasse nao è muito doce, resolvi fazer um caramelo para acompanhar. Uma delicia! Experimentem.



Ingredientes para os bolos (2 de 22 cm de diametro)
195 g de farinha de trigo
250 g de açucar
40 g de chocolate em po (amargo)
1 colherzinha de bicarbonato de sodio
1/4 colherzinha de fermento para doces
3 ovos
120 ml de oleo
60 ml de agua
200 g de pure de framboesas
250 g de gotas de chocolate

Modo de preparar:
Misturar todos os ingredientes solidos em uma tigela (reservar à parte uma colher para misturar às gotas de chocolate). Acrescentar os ovos, o oleo, a agua e o pure de framboesas e misturar tudo muito bem (nem precisa de batedeira, è muito pratico). Acrescentar as gotas de chocolate "enfarinhadas" e misturar. Dividir a massa em duas formas redondas de 22 cm de diametro (eu fiz metade da receita usando uma forma de 20 cm, usando obviamente metade de todos os ingredientes) e assar em forno pré-aquecido a 180°C por uns 30-35 minutos (verificar com um palito para ver se esta assado). Deixar esfriar nas formas.

Glasse de Chocolate e Framboesas
160 g de açucar de confeiteiro
90 g de chocolate em po (amargo)
110 g de queijo cremoso (usei o mascarpone)
220 g de manteiga sem sal
70 g de creme de leite azedo
90 g de pure de framboesas (no total serao 290 g que devem ser batidos no liquidificador e passados na peneira muito bem para separar todas as sementinhas)

Bater tudo com um mixer eletrico até ficar bem cremoso. Pegar 1/3 dessa glasse e colocar em outra tigela e acrescentar o pure de framboesas e misturar com uma espatula.

Recheando a torta:
Colocar no prato uma das tortas, virando a parte superior do bolo para baixo, pois fica uma superficie bem nivelada. Cobrir com a glasse de chocolate e framboesa. Cobrir com a outra torta, e cobrir com a glasse de chocolate em toda a superficie dela. Giada colocou ao redor da torta framboesas frescas, mas eu nao tinha o suficiente entao so fiz uma decoraçao que vi Buddy fazendo em um programa televisivo, utilizando a ponta da espatula que se espalma a glasse, dando uma idéia de escamas e como a glasse è pouco doce fiz o caramelo para dar um toque especial a este doce.

Para o caramelo procedi assim:
90 ml de açucar
30 ml de agua
100 ml de creme de leite fresco (e acrescentei 2 colheres quando estava pronto porque queria obter uma calda e nao um caramelo cremoso)

Colocar o açucar e a agua em uma panela e deixar dissolver e caramelizar. Acrescentar o creme de leite quente e mexer até obter uma cor marrom clara e retirar do fogo. Deixar esfriar. 
Agora è so cortar uma fatia e colocar uma colherada generosa de caramelo...hummmmmmm, bom demais!
Buon appetito!




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SINTA-SE CONVIDADO A COMENTAR! ACEITO CRITICAS (CONSTRUTIVAS!), SUGESTOES, ETC.