sábado, 5 de abril de 2014

Tortinhas ao Caramelo e Ganache de Chocolate

Quando vi o doceiro frances Vincent Gadan fazer essas tortinhas em uma aula para dois concorrentes de Masterchef Australia, terceira ediçao, fiquei de agua na boca!!!! Ele fez tres tipos de recheios, utilizando a mesma massa e a que mais me deixou curiosa foi esta, entao resolvi faze-la. Ele fez em uma  quantidade pequena e eu adorei porque normalmente faço doces em pequena escala aqui em casa, entao caiu como uma luva para as minhas necessidades, ja que nem precisei calcular para diminuir o peso dos ingredientes.
Eu anotei tudo direitinho, mas pora confirmar  receita e nao fazer nada errado, procurei na net e a encontrei.
Bom, espero que gostem e experimentem!
 

 
Ingredientes para a massa:
90 g de manteiga
50 g de açucar
1 ovo
20 g de farinha de amendoas
160 g de farinha de trigo
Sementes de uma fava de baunilha ou 1 colher de extrato de baunilha (a minha opçao)

Misturar a manteiga com o açucar até ficar homogeneo. Acrescentar o ovo e misturar bem. Adicionar as sementes de baunilha ou o extrato e misturar. Acrescentar a farinha de amendoas e a farinha de trigo e misturar tudo até ficar homogeneo. Formar um pequeno retangulo com a massa achatando com os dedos e cobrir com filme plastico. Colocar na geladeira por 2 horas. Passado esse tempo, abrir a massa com o rolo de madeira e ajudando-se com um pouco de farinha de trigo, deixar a massa com uma espessura de 0,5 cm e com o auxilio de um aro redondo de 10 cm, daqueles usados para cortar biscoitos (ou um copo), fazer discos de massa e forrar as forminhas (ele fez 6 tortinhas com 10 cm de diametro entao utilizou um aro de 12 cm; eu fiz 12 tortinhas colocando os discos na minha forma de 12 cavidades, entao usei um aro de 8 cm, assim ficaram na altura desejada). Furar com um garfo a base da massa e recolocar na geladeira por mais 1 hora.
Assar as tortinhas a 160°C por 20-25 minutos e Deixar esfriar antes de desenforma-las.

Ingredientes do Caramelo:
115 g de açucar
45 g de glucosio
100 g de creme de leite fresco
20 g de manteiga
8 g de sal (eu nao fiz o caramelo salgado, portanto nao o coloquei)

Colocar o açucar numa panela e acrescentar o glucosio. Acender o fogo e deixa-lo dissolvendo até ficar com uma cor dourada. Acrescentar o creme de leite e mexer bem; acrescentar a mateiga e continuar mexendo até adquirir uma cor marrom. Acrescentar o sal por ultimo. Mexer bem e desligar o fogo. Deixar esfriar e colocar na geladeira para adensar um pouco.

Ingredientes para Ganache de Chocolate:
80 g de creme de leite fresco
50 g de chocolate meio amargo
25 g de chocolate ao leite
14 g de manteiga

Aquecer o creme de leite e derreter o chocolate, quebraods em pedaços pequenos, no creme de leite quente (fora do fogo). Acrescentar a manteiga e mexer bem tudo até o chocolate estar derretido. Deixar esfriar. Colocar na geladeira por alguns minutos.
Nota: Como nao fiz o caramelo salgado, coloquei 75 g de chocolate meio amargo para equilibrar a doçura do caramelo.

Montagem das tortinhas:
Colocar ums duas colherzinhas de caramelo na base das tortinhas ja assadas, acrescentar alguns amendoins tostados e cobrir com a ganache ao chocolate. Uma verdadeira delicia!!!!!!!!

  

Resolvi fazer um recheio diferente para a metade das tortinhas, e assim agradar ao meu marido, entao preparei um Creme de Pasteleiro aromatizado ao limao e com alguns morangos, uvas e pedaços de abacaxi, preparei estas tortinhas deliciosas!


E como sobrou frutas, creme de leite fresco e o creme de pasteleiro, no dia seguinte montei o creme de leite e fiz um outro creme com partes iguais de creme de pasteleiro e creme de leite montado e coloquei tudo, frutas e creme, em copas e aqui esta o resultado. E' apenas uma idéia, mas fez sucesso aqui em casa!
Buon appetito!

 

6 comentários:

  1. Olá Lu,

    Só quando vejo as tuas tentações é que percebo o tempo que estou sem te visitar. Que desfile de "doces tentações". Se fosse experimentar todas estava quadrada.
    Adorei estas tarteletes. Ficaram lindas nas duas versões e as tacinhas...Nham! Nham!

    Bjnhos e uma semana fabulosa.
    http://saborescomtempo.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Manuela querida! Olha, por sorte eu consigo me controlar e nao somente faço doces em pequena escala, como tb os degusto em pequena escala KKKKK! Obrigada pela visita, beijinhos e otima semana para ti tb! Lu

      Excluir
  2. I know this web site offers quality based articles and other material, is there any other web
    site which gives such stuff in quality?

    my web-site; search engine

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pela receita. Estava louca atrás dela quando vi o episódio do Masterchef.

    ResponderExcluir

SINTA-SE CONVIDADO A COMENTAR! ACEITO CRITICAS (CONSTRUTIVAS!), SUGESTOES, ETC.