sábado, 16 de novembro de 2013

Cupcakes: de Cenoura e de Banana

Ultimamente tenho assistido a um programa americano que aqui na Italia se chama "La Bottega dei Cupcakes". O programa mostra o dia-a-dia de uma loja que produz e vende somente cupcakes, de tantos sabores e cores e assim, voltou a vontade de fazer cupcakes aqui em casa.
Peguei a receita do cupcake basico que encontrei numa das minhas revistas sobre o assunto e o fiz de dois tipos: com cenoura e com bananas, todos dois com gotas de chocolate! Ficaram de uma maciez incrivel, principalmente o de banana! Muito bons!
Para completar a opera, preparei um creme a base de queijo cremoso (philadelfia), doce de leite e um pouco de mel para ajudar a adoçar. Ficou muito bom.
Experimentem!
 
 
 
Ingredientes de base:
125 g de farinha de trigo
125 g de açucar (coloquei 80 g de açucar mascavo, afinal tanto a cenoura como a banana sao doces, entao iria ficar exageradamente doces com a dose indicada na receita)
125 g de manteiga
2 ovos
1 colherzinha de fermento para doces
1 colherzinha de bicarbonato de sodio
1 colherzinha de extrato de baunilha
60 g de gotas de chocolate (opçao minha)
1 colherzinha de canela em po' (opçao minha)
1 cenoura ralada (para o cupcake de cenoura)
1 banana amassada para o cupcake de banana

Modo de preparar:
Bater bem com um mixer, a manteiga e o açucar. Adicionar os ovos, um de cada vez, batendo bem a cada adiçao. Adicionar o extrato de baunilha, a farinha, o fermento,o bicarbonato e a canela, continuando a bater até ficar homogeneo. Acrescentar as gotas de chocolate e miturar com uma paleta ou colher. Dividir a massa em duas partes iguais e colocar a cenoura ralada em uma e a banana amassada na outra, misturando bem cada uma das massas.
Colocar uma colher cheia de massa nas forminhas de papel (eu uso uma forma com 12 cavidades, propria para muffins ou bolinhos e forro cada cavidade com uma forminha de papel, formado entao 6 bolinhos com cenoura e 6 com banana. Se nao dispuserem de uma forma deste tipo, colocar 3 ou 4 forminhas juntas para sustentar o peso da massa quando esta crescer no forno).


 
Assar em forno pré-aquecido a 180ºC por mais ou menos 20 minutos ou até que fiquem dourados (os meus assaram em 18 minutos). Deixar esfriar para decorar com o creme.

Creme a base de queijo cremoso:
Eu fiz uma quantidade de creme para decorar quase a metade, pois os bolinhos simples eu deixei para serem consumidos no café da manha e para a minha pequena também que nao gosta de cremes desse tipo. So gosta de creme chantilly!

80 g de queijo cremoso tipo philadelfia
2 colheres de doce de leite
1 colher de mel
1 colher de licor Amaretto (facultativo)

Bater tudo com o mixer até ficar bem cremoso e homogeneo. Colocar num saco de confeitar com o bico redondo e fazer uma espiral de creme sobre o bolinho. Jogar algumas gotas e chocolate sobre o creme.
Buon appetito!
  

 

4 comentários:

  1. Minha querida Lu,
    Que saudades deste teu cantinho e das tuas guloseimas. Também vejo um programa que se chama Cake Angels e é sobre o dia a dia de uma pastelaria da cidade do Cabo, África do Sul. Tem bolos deliciosos, muito criativos e originais, mas os pequenos bolinhos decorados são a minha perdição. Os teus ficaram lindos de trincar. Eh!Eh!Eh! Adorei amiga.
    Já fiz o teu bolo Holandês de maçã de Buddy Valastro umas 5 vezes mas ainda não consegui fotografá-lo para o colocar no blogue. Lá terei de o voltar a fazer (que sacrifício...) e tenho a dizer-te que "foi o melhor bolo de maç que comi até hoje" e olha que bolinhos de maçã são a minha perdição, se colocasse no blogue todos os que faço o blogue teria outro nome.

    Bjnhos e um fds fabulástico.
    http://saborescomtempo.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Ola querida Manuela! Fico feliz que vc tenha gostado da receita e que o bolo holandes de maça seja um sucesso na tua casa! Nao deixe de tirar fotos na proxima vez e postar no blog, Beijos, Lu

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu, estava em minha saga para encontrar uma receita de cupcake de cenoura que desse para dividir a massa e virar outro sabor. Eis que vem a dúvida: colocando somente a cenoura ralada misturada na massa(sem bater as cenouras) quando assados os cupcakes, estes ficam bons? a cenoura não fica dura ou crua?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Debora! Nao se preocupe que as cenouras nao ficam cruas e os cupcakes ficam macios e deliciosos, posso te garantir! Foi uma experimentaçao minha, ja que a massa era de cupcake basico, sem ingredientes particulares, e eu amei o resultado! Pode experimenta-los sem medo. Obrigada pela visita e volte sempre! Abraços, Lu

      Excluir

SINTA-SE CONVIDADO A COMENTAR! ACEITO CRITICAS (CONSTRUTIVAS!), SUGESTOES, ETC.