sábado, 2 de novembro de 2013

Bolo de Maça Integral

E' sim, estou na fase do bem estar, de comer coisas mais saudaveis, entao resolvi fazer este bolo de maças com ingredientes mais saudaveis e sem perder o sabor delicioso que nos presenteia um bolo de maças, o preferido do meu marido!
Nestes ultimos dias o outono tem se apresentado por aqui (com mais de 1 mes de atraso): dias cinzas e com neblina, folhas de tantas nuances que vao do marrom, passando pelo laranja e por ai vai, bem tipicas desta estaçao, o frio chegando e nos dizendo que o inverno esta mais proximo do que nunca! Entao para adocicar este dia tao cinzento e calmo, aqui vai a receita de mais um bolo de maças, onde misturei ingredientes ja conhecidos em uma proporçao que me pareceu boa para obter um  bom resultado e devo dizer que ficou maravilhosa! Experimetem!
Bye bye!
 


Ingredientes:
50 g de farinha de trigo integral
100 g de farinha de trigo para bolos
80 g de mel claro
2 ovos
100 g de manteiga
1 ampolinha de essencia de laranja (dica: pode-se substituir por 1 colherzinha de licor de laranja)
1 colherzinha cheia de fermento para bolos
2 maças
Açucar mascavo + canela em po para jogar por cima das maças

Modo de preparar:
Bater os ovos com o mel e a manteiga derretida até ficar bem homogeneo. Acrescentar a essencia de laranja, as farinhas e o fermento, batendo bem até ficar tudo homogeneo. Forrar uma forma de coraçao (ou uma forma redonda de 22 cm) com papel manteiga molhado e espremido (ajuda a cobrir melhor a forma). Colocar a massa na forma e arrumar as maças cortadas em fatias compridas; jogar sobre elas a mistura de 1 colherzinha de açucar e a mesma quantidade de canela. Assar em forno pré-aquecido a 180ºC por uns 40 minutos. Formou-se uma crosta mais escura que adoro!
Buon appetito!

 
 

2 comentários:

  1. Olá! Não consegui entender a parte do papel molhado e torcido no fundo da forma... Pra q serve?
    Parabéns pelo blog! Tudo delicioso demais!! Passei uma turma navegando aqui. Bjs Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Tatiana! Eu molho o pedaço de papel manteiga que usarei para forrar a forma e depois dou uma torcidinha nele como se fosse um pano molhado, entendeu? O papel manteiga è resistente e nao rasga facilmente. Desse modo ele adere melhor à forma. E' mais pratico e mais rapido do que untar e polvilhar a forma. Experimente e vc vera como è pratico. Obrigada pela visita e volte sempre. Qualquer duvida estou aqui para esclarecer. Um grande abraço, Lu

      Excluir

SINTA-SE CONVIDADO A COMENTAR! ACEITO CRITICAS (CONSTRUTIVAS!), SUGESTOES, ETC.