sábado, 10 de dezembro de 2011

Pao Semi-integral com Mel e Uva-Passas

Adoro fazer o meu proprio pao em casa! E' uma grande satisfaçao prepara-lo, assa-lo e principalmente come-lo! Quando morava no Brasil comprava sempre um pao integral com mel em uma loja de produtos naturais, que era muito bom, entao resolvi tentar reproduzi-lo. Esta receita eu peguei em um livro que comprei anos atras (traduzindo o titulo: "O livro do Pao, todos os segredos para faze-lo"), com tantas receitas de paes, e com a receita base de paezinhos de leite e mel, preparei este pao de forma, com uma mistura de farinhas: a farinha manitoba (é a do tipo 0), a farinha integral e a farinha de centeio.
Encontrei aqui uma otima explicaçao sobre tipos de farinha que sao usadas tanto na panificaçao como no preparo de bolos, etc. Quem tiver interesse e tempo vai la dar uma olhadinha.
Claro que o meu pao nao saiu igual ao que costumava comprar na loja de produtos naturais, mas saiu muito bom, ainda mais porque acrescentei as uvas-passas à massa.
Ah, e gostaria de deixar registrado uma experiencia interessante com o mel, que sera de grande ajuda a quem tem criança em casa. Dias atras li um artigo na revista Donna Moderna, que dizia: "Todos os pediatras concordam: o mel é um otimo remedio contra a tosse. Recentes estudos médicos demonstram que em caso de dor na garganta, tosse noturna e nariz com coriza, é mais eficaz do que sedativos e xaropes. Pode-se dar bebes, mas com moderaçao (nada de colocar um pouco de mel na chupeta cada vez que o bebe chora). O mel é emoliente e um antibiotico natural. 'Uma colher de mel dissolvido em agua morna ou acrescentado ao xarope antes da criança ir dormir, aplaca rapidamente tosse' dizia o pediatra." Pura verdade!!!!! Experimentei na minha filha, depois de constatar que o cortisona nao tinha dado resultados, e depois de horas acordada na madrugada, sofrendo em ve-la tossindo tanto, me lembrei do artigo e preparei uma colherzinha de mel com um pouco de agua morna e dei a ela.... em 10 minutos ja percebi a diferença, pois a tosse começou a diminuir até desaparecer por completo! Que santo remedio!!!! Continuei a da-lo durante os outros dias em que ainda estava gripada e funcionou sempre com relaçao à tosse, além de ser um excelente expectorante. Entao quem tiver criança em casa com tosse ou resfriado, aproveitem a dica e deem um mel de qualidade a elas e verao que ficarao curadas rapidinho!
Ok, recado dado...vamos à receita!


Ingredientes:
300 g de farinha Manitoba (na falta, usar farinha de trigo especial tipo 1)
100 g de farinha de trigo integral
100 g de farinha de centeio
7 g de fermento seco para pao
150 ml de agua
1 colher (das de cha) de açucar
150 ml de leite
3 colheres (das de sopa) de mel
2 colheres (das de sopa) de oleo de oliva
Uma pitada de sal
150 g de uva-passas

Modo de preparar: 
Dissolver o fermento em 150 ml de agua morna e misturar com 100 g da farinha manitoba, e deixar a mistura coberta e em repouso por meia hora.
Acrescentar o restante das farinhas e o leite e misturar tudo.
Acrescentar o mel e depois o oleo e continuar a amassar.
Acrescentar o sal no final, pois este nao deve entrar em contato direto com o fermento porque atrasa a fermentaçao.
Amassar bem por uns 10 minutos.
A massa nao deve grudar nas maos, entao se necessario, acrescentar mais farinha, se estiver grudando, ou mais um pouco de leite se estiver secar.
Deixar a massa dentro de uma vasilha unta de oleo e cobri-la, colocando no forno desligado por umas 2 horas.
Estender a massa com as maos em uma superficie enfarinhada e jogar sobre ela as uvas-passas, espalhando-as bem.



Enrolar a massa como um rocambole (bom, devo deixar aqui uma sugestao diferente: as uvas-passas ficarao mais amalgamadas à massa se forem acrescentadas antes de colocar a massa para crescer, pois desta maneira que fiz elas se soltam com facilidade do pao quando é ja assado. Enrolar como um rocambole é valido e pode e deve ser feito apos a primeira fermentaçao, mas as passas ja devem estar inseridas na massa. Da proxima vez farei como estou sugerindo a voces agora).


Dividir a massa em 4 pedaços iguais e formar 4 bolas.


Colocar as bolas de massa dentro de uma forma para plumcake forrada com papel manteiga.


Cobrir a forma e recolocar no forno desligado para a segunda fermentaçao, até a massa chegar à borda (a minha levou 2 horas, porque estamos em pleno frio, mas em dias quentes acredito que bastaria no maximo 1 h e meia).
Fazer um corte transversal em cada bola e pincelar mel na superficie.



Assar em forno pré-aquecido a 200º C por 30 minutos.
Buon appetito!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

SINTA-SE CONVIDADO A COMENTAR! ACEITO CRITICAS (CONSTRUTIVAS!), SUGESTOES, ETC.