quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Risotto de Abobrinha com Gorgonzola

A primeira vez que comi este risoto foi em Florença, no final do ano passado, quando levei meu irmao e uma das suas filhas que vieram passar o Natal conosco, para conhecer aquela linda cidade (que maravilha te-los aqui! Foi o melhor Natal que passei desde que cheguei aqui na Italia!) .
E que maravilha de risoto! Pena que quase tive uma indigestao, mas nao por causa do risoto e sim pela raiva que passei depois que saimos do restaurante e meu irmao me propos um sorvetinho! Ok! Escolhemos uma das tantas lanchonetes na saida da "Ponte Vecchio" e sentamos para tomar nosso sorvete, nao um sorvetinho, mas um sorvetao! O que nao sabiamos é que o preço também era enorme! Pedimos sem olhar o preço (até porque estava quase escondido e nao poderiamos imaginar que custasse 4 vezes mais do que nas outras lanchonetes! Eles sabem como embrulhar o cliente, que acredito va ali somente uma vez, pois duvido que alguém volte!!!!).
Eu perguntei à moça:"Vc esta falando sério????". Meu irmao ja estava começando a rir muito porque apesar de nao falar italiano, viu minha expressao espantada! Alias, acho que todos saem de la assim!
Paguei a conta muito espantada com o absurdo do preço: 28,00 euros por 2 sorvetes e um wafer!!!!!  A sobremesa saiu mais caro do que o almoço!!!! Minha sobrinha so fazia rir! No dia nao achei nenhuma graça naquilo, me senti indignada e enrolada, mas hoje sim! E pensar que eu so queria um sorvetinho!
Entao, aviso aos navegantes, quando forem em Florença e quiserem um sorvetinho, controlem bem o preço!!!!!
Voltando ao risoto... como eu gosto muito de risoto, procurei reproduzi-lo aqui em casa. Esta é a segunda vez que o faço e desta vez com fotos para posta-lo aqui no blog.
E' muito facil de fazer e com a pratica que ja adiquiri na cozinha, faço muito "de olho" os meus pratos, mas pesei e medi tudo que usei para facilitar a vida de quem se interessar reproduzi-lo em casa.
Experimentem!




Ingredientes (para 2 pessoas):
180 g de arroz para risoto
900 ml de "caldo vegetal" (aqui se chama brodo matto)
70 ml de vinho branco
1 scalogno (escalonho; pode-se substituir pela cebola, mas somente umas duas rodelas, porque o escalonho é pequeno)
1 abobrinha grande ou 2 pequenas
60 g de gorgonzola
Manteiga
Sal

Modo de preparar:
Caldo vegetal: colocar numa panela 900 ml de agua e acrescentar um talo de salsao (ou aipo), 1 cenoura pequena descascada e um pedaço de cebola. 
Deixar ferver, abaixar o fogo e deixar cozinhando por uns 10 minutos.
Nota: brodo matto (traduzindo: caldo maluco, sabe-se la o porque...)

Risoto: cortar o scalogno em pedacinhos e colocar numa panela anti-aderente com uma colher de manteiga, fazendo-o dourar um pouco.
Acrescentar o arroz e deixa-lo tostando um pouco.
Acrescentar o vinho e deixa-lo evaporar.
Colocar uma concha do caldo (que deve estar ainda quente) e deixar quase secar.
Repetir essa operaçao até ter usado metade do caldo.
Acrescentar a abobrinha ralada finamente e misturar bem tudo, colocando o caldo até terminar, ou até que o arroz esteja cozido.
Fundir o gorgonzola à parte com uma colher (das de sopa) de leite (foto abaixo).



Antes de retirar do fogo o risoto, acrescentar o gorgonzola derretido e misturar bem tudo.
Retirar do fogo e servir.
Buon appetito! 











Nenhum comentário:

Postar um comentário

SINTA-SE CONVIDADO A COMENTAR! ACEITO CRITICAS (CONSTRUTIVAS!), SUGESTOES, ETC.