domingo, 25 de janeiro de 2015

Bolo Mousse de Chocolate

Descobri de recente no youtube esta doceira americana, Anna Olson e a vi preparando diversos tipos de doces, entre eles este bolo mousse de chocolate e me prometi faze-lo neste fim de semana. Ela tem um laboratorio que è uma maravilha, com tudo o que serve e muito organizado, tudo à mao o que deve ser uma maravilha para trabalhar! Adoraria a minha cozinha assim tao organizada :) Este bolo é trabalhoso e com tantos ingredientes, mas vale a pena faze-lo, pois è uma bomba de tao bom (além de ser calorico obvio!). Eu adoro mousse de chocolate e combinada com uma torta entao, hummmm! Coloco aqui o link com o video e voces podem assistir tudo ou se quiserem ir diretamente para a receita, ela começa um pouco antes do 13° minuto, exatamente nos 12 minutos e 17 segundos :) Colocarei as quantidades e o modo de fazer, como sempre, mas ver o video è muito esclarecedor.  Ai vai a receita:
 
 
 
Ingredientes para o bolo:
57 g de chocolate amargo em pedacinhos
56 g de manteiga
117 ml de agua quente
Misturar tudo e reservar;
Bater 1 ovo com 100 g de açucar (eu coloquei 80 g) até ficar bem incorporado e adicionar a mistura de chocolate; adicionar 150 g de farinha de trigo com 3/4 de colherzinha de fermento (tudo peneirado), 1 colher de extrato de baunilha e por ultimo 112 ml de café forte, misturando tudo muito bem; a mistura fica bem liquida e deve ser dividida em 2 formas redondas de 20 cm (ela usou somente um dos bolos nesta receita e com o outro fez um outro doce, que também esta no video); assar a 180°C por uns 25 minutos. Reservar.
 
Mousse de Chocolate:
Fazer uma ganache com 340 g de chocolate meio doce, picado, que serà derretido em 350 ml de creme de leite fresco fervido, misturando bem e reservando; derreter 100 g de açucar com 169 ml de agua, deixando ferver até 120°C e adiciona-lo aos poucos a 3 gemas, batendo com um mixer ou batedeira até ficar bem inchado, espumoso e claro (eu nao tenho termometro, entao fiz diferente, batendo o açucar diretamente nas gemas, em banho-maria, como faço com o tiramissu, por uns 8 minutos, deste modo se faz uma especie de pasteurizaçao das gemas); acrescentar a ganache ao composto de gemas e açucar e misturar bem, deixando esfriar antes de continuar; montar 350 ml de creme de leite e adicionar à mistura anterior, utilizando uma espatula e fazendo movimentos delicados de baixo para cima; cortar o bolo em dois discos; colocar metade da mousse preparada em uma forma redonda, daquelas que se abrem retirando a lateral da base, maior de 2 cm do bolo, ou seja, de 22 cm; colocar o disco superior do bolo dentro e empurrar um pouquinho; acrescentar a outra metade da mousse e colocar o outro disco dentro, com o mesmo procedimento; colocar a forma no freeezer por no minimo 6 horas; para desenformar o bolo mousse basta esquentar as laterais da forma com um secador de cabelos e esta se soltara do bolo; vira-lo em uma grade para cobrir bolos e retirar a base esquentando com o secador; jogar sobre ele a calda de chocolate que è feita da seguinte forma:
Glasse de Chocolate:
115 ml de creme de leite fresco, 240 ml de agua, 200 g de açucar (eu coloquei 80 g) e 55 g de cacau em po, misturar tudo numa panela sobre o fogo até atingir a ebuliçao e deixar cozinhar por uns 4 minutos; acrescentar1 colher e meia de gelatina em po' , ou no meu caso, 1 folha e meia de gelatina (precedentemente banhada em agua fria e espremida) e deixar esfriar antes de cobrir o bolo mousse. Esta calda sobra para mais uma receita e eu a guardei no freezer.
Conservar o bolo mousse na geladeira.
E' uma bomba de guloseima! Adorei! :)
 
Esta foto eu peguei aqui, no site de receitas da chef Anna Olson, que descobri depois que vi o video....vejam que fatia perfeita! :) A minha mousse ficou mais escura porque usei chocolate meio amargo.
 
 

2 comentários:

  1. Sigo vários "youtubers" de culinária, mas esta em particular não conhecia!
    Esse bolo está uma perdição! :)
    http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Ana! Ela è muito talentosa e faz muitas guloseimas de dar agua na boca! Obrigada pela visita, abraços, Lu

      Excluir

SINTA-SE CONVIDADO A COMENTAR! ACEITO CRITICAS (CONSTRUTIVAS!), SUGESTOES, ETC.