sábado, 6 de setembro de 2014

Donuts! - com Glasse de Chocolate e de Xarope de Acer

Depois de assistir a um episodio de um programa que aqui na Italia se chama Dolci da Sogno (o original americano se chama Unique Sweets, e mostra diversas confeitarias de sucesso nos EUA que produzem doces particulares e deliciosos, de todos os tipos), me deu vontade de fazer esses donuts, em uma forma que nunca tinha visto antes, retangulares ,e cobertos de uma glasse com xarope de acer (para a minha filha fiz com a glasse de chocolate) e que fazem um enorme sucesso em uma confeitaria de Seattle, se nao me engano.
Os donuts sao uma das preparaçoes que mais gosto de fazer entre os doces fermentados. Ja fiz varias receitas e esta eu peguei no meu "livrinho" com mais de 200 receitas de doces com chocolate.  Tinha ja um tempinho que queria comprar este xarope, mas o preço salgado e o nao saber o que fazer, além de pancakes me freiavam, mas finalmente o comprei e o experimentei. A massa nao poderia ser mole como esta de Donna Hay, que fiz recentemente, mas deveria ser uma massa que eu pudesse abrir sem adiçao de mais farinha e esta me pareceu adequada e realmente assim foi! A massa ficou perfeita e o doce delicioso!
Experimentem!
 
 
 
Ingredientes:
400 g de farinha de trigo
80 g de açucar
1 ovo
50 g de manteiga
125 ml de leite
1 colherzinha rasa de uma mistura de especies: canela, noz-moscada e cravo
Metade de um envelope de fermento seco para pao
Uma pitada de sal fino
 
Aquecer o leite com a manteiga e o açucar até dissolver tudo e deixar amornar (coloquei metade de uma fava de baunilha também durante esse processo); colocar na tigela da batedeira ou planetaria a mistura de leite ja morna e acrescentar o ovo; acionar o motor e colocar a farinha com o fermento e as especies, deixando misturar tudo até ficar bem amalgamando (uns 10 minutos); sovar a massa com as maos por uns 5 minutos e colocar em uma tigela unta de manteiga e cobrir com um filme plastico; colocar no forno desligado por umas 2 horas; abrir a massa com um rolo de madeira em uma espessura de 1 cm e cortar a massa em retangulos de 10x5 cm; coloca-los distanciados em uma placa unta e...
 
                
 
... deixar dobrar de volume;  fritar os donuts em oleo de amendoim até dourar dos dois lados; deixar esfriar antes de decorar com a glasse de xarope de acer e de chocolate.
Nota: a receita diz para fazer donuts redondos com um buraco no meio, mas eu preferi fazer deste modo, pois nao sobra massa e ficam todos na mesma medida. (ou quase...)... os olhos também querem a sua parte! :)
 
Glasse de Xarope de Acer:
(livro de receitas MUFFIN E DOLCETTI)
125 g de açucar de confeiteiro
2 colheres de xarope de acer
1 colher de manteiga
 
Misturar os ingredientes em um recipiente resistente ao calor, em banho-maria, até amalgamar bem tudo; a receita diz para espalmar a glasse, mas eu queria que ela fosse mais fluida, entao acrescentei 2 colheres de agua; cobrir com a glasse preparada uma das superficies dos donuts, quando a glasse ainda esta morna, pois tende a endurecer (caso aconteça, basta deixa-la no banho-maria de novo por alguns minutos e da para cobrir os donuts sem problema.
 
Glasse de Chocolate:
120 g de chocolate meio amargo
120 g de açucar de confeiteiro
6 colheres de agua
 
Derreter o chocolate em banho-maria; acrescentar o açucar e a agua e misturar energicamente; usar a glasse ainda morna para cobrir uma das superficies dos donuts (porque endurece um pouco quando esfria, entao para amolece-la basta voltar ao banho-maria).
 
Buon appetito!  
 

2 comentários:

  1. complimenti , dire che e' meravigliosa e' troppo riduttivo , mi piace moltissimo ...............felice settimana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grazie Maria, sei sempre molto carina e gentile! Felice settimana anche a te! Lu

      Excluir

SINTA-SE CONVIDADO A COMENTAR! ACEITO CRITICAS (CONSTRUTIVAS!), SUGESTOES, ETC.