segunda-feira, 27 de maio de 2013

Mini Torta com Rosas!

Nunca sonhei em entrar na igreja de véu e grinalda, igreja cheia, parentes e amigos presentes, festa, champanhe, brinde, etc, etc, etc. Nao, nunca tinha sonhado realmente com essas coisas, mas sonhava em ter meu marido, a minha casa, a minha filha e graças a Deus isso se realizou!
Nos casamos oficialmente depois de alguns anos de convivencia, mas tudo muito simples, sem festa, somente um almoço com poucas pessoas, numa cerimonia simples onde o objetivo era legalizar algo que dentro de nos era ja legal, oficial, a nossa uniao. Nao fiz uma torta e nem comprei uma ja pronta, para a ocasiao,  nem passou pela minha cabeça (na epoca nao tinha a paixao pela culinaria que se desenvolveu 1 ano depois), entao aproveitei o aniversario do nosso casamento deste ano para fazer a nossa primeira torta destinada a esta comemoraçao.
Tentei fazer uma miniatura de uma torta de matrimonio, pelo menos um esboço, mas foi feita com amor e com ingredientes que gostamos e decorei como podia e sabia. Foi a primeira vez que fiz rosas de creme de manteiga (buttercream) e para a minha primeira vez ficaram até decentes, mas ainda preciso me aperfeiçoar!
E' uma torta floresta negra revisitada, ja que nao è exatamente igual à original, que è feita com um pan di spagna de chocolate (uma espécie de bolo esponja), creme chantilly e cerejas.
O creme chantilly eu substitui por um outro sugerido por um dos chefs de Junior Masterchef Australia, em uma das liçoes de culinaria, que è uma mistura de mascarpone, açucar de confeiteiro e creme de leite montado. As cerejas eu substitui pela geléia de cerejas que espalmei entre as camadas e deu um toque especial à torta!
O resultado fo maravilhoso! Ficou deliciosa! O bolo é tao macio que nem precisa molhar com uma calda. Amei o resultado e a minha filha ficou apaixonada pelas rosas!
Nao resta que desejar:
PARABENS PARA NOS!



Ingredientes para o bolo (preparei um bolo retangular e depois cortei 2 discos de 12 cm, que cortei ao meio, formando 4 discos de bolo; o que sobra è delicioso para ser consumido no café-da-manha!):
100 g de chocolate meio amargo
3 colheres de chocolate em po'
1 envelope de fermento em po'
125 g de farinha de trigo
5 ovos
150 g de açucar
200 g de manteiga
2 colherzinhas de café soluvel, dissolvidas em 2 colheres de agua quente
1 pitada de sal

Modo de preparar:
Bater as claras em neve com uma pitada de sal e reservar.
Bater bem o açucar com as gemas até ficar cremoso e mais claro. Acrescentar a manteiga, à temperatura ambiente, e bater bem. Adicionar o chocolate derretido e o café batendo bem tudo. Adicionar a mistura seca, farinha, chocolate em po' e fermento, peneirando à medida que os adiciona. Acrescentar as claras em neve em algumas vezes usando uma espatula, em movimentos rotatorios e delicados, de baixo para cima.
Forrar uma forma retangular ou uma redonda de 24 cm, com papel manteiga ou untada e pulverizada com farinha de trigo, e assar a 150ºC por 40-45 minutos.
Fazer os discos de 12 cm depois que o bolo estiver frio.

Recheio: Creme de Mascarpone
250 g de mascarpone
2 colheres de açucar de confeiteiro
150 ml de creme de leite fresco

Montar a neve o creme de leite e reservar.
Misturar bem o mascarpone com o açucar, batendo com um mixer.
Acrescentar o creme de leite montado,misturando com uma espatula em movimentos delicados e circulares, de baixo para cima.

Rosas: Creme de manteiga
75 g de manteiga à temperatura ambiente
125 g de açucar de confeiteiro
1 colherzinha de extrato de baunilha
1 colher de agua quente
2 colherzinhas de marmelada de cerejas (para dar a cor rosa preferi usar a marmelada que além de dar a cor, da também uma nota azedinha ao creme; dica: melhor passar a marmelada por uma peneira para nao ficar os pedacinhos de fruta, pois tive que retirar os pedaços maiores senao nao conseguiria formar as rosas)

Bater a manteiga com o açucar usando um mixer por alguns minutos. Acrescentar o extrato de baunilha e a agua quente e continuar batendo até ficar bem cremoso.
Encher um saco de confeitar com o bico para fazer pétalas e olhar este video para aprender a faze-las! :) Ainda tenho que praticar muito!
As rosas e o bolo eu fiz um dia antes da nossa comemoraçao. E' menos estressante :)

Montagem da Mini Torta:
Espalmar a marmelada de cerejas sobre o primeiro disco. Colocar uma camada de recheio de mascarpone. Cobrir com o segundo disco e repetir a operaçao até terminar os discos de bolo. Cobrir toda a torta com o creme de mascarpone e decorar com alguns montinhos do creme na base e com as rosas na parte de cima da torta.
Buon appetito!






 

6 comentários:

  1. Minha querida LU,
    Muitos parabéns pelo aniversário da tua união. A torta não tem nada de mini nem de amadora; as rosas ficaram lindas, a cobertura deliciosa e o interior... uma tentação. Como sempre arrasou.

    Bjnhos e uma semana maravilhosamente doce.
    http://saborescomtempo.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Manuela, como sempre tao gentil e amavel! Obrigada de coraçao! Bjs, Lu

      Excluir
  2. Luluzitaaaaaaaaaaaaaaa, que sesensacionalllllllllllllll. Lindas rosas e a torta parece magnifica. Amiga, vc se transformou em uma chef de cousine, estou super orgulhosa. Beijos, Fau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Fau, mas vc è uma exagerada! Que chef de cousine que nada! Tenho muito a aprender! :) Bjs, Lu

      Excluir
  3. Olá,
    Deve ser delicioso, mas quantos ovos leva? não encontro na receita. Obrigada
    Gracinda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh mamma mia :) é a segunda vez que esqueço de colocar a quantidade de ovos e fico feliz que tem gente como vc que le a receita interessada e me mostra a falha! Muito obrigada! Sao 5 ovos e vou completar a receita agora mesmo! Beijos e volte sempre! Lu

      Excluir

SINTA-SE CONVIDADO A COMENTAR! ACEITO CRITICAS (CONSTRUTIVAS!), SUGESTOES, ETC.