domingo, 12 de maio de 2013

Torta "Dia das Maes!"

FELIZ DIA DAS MAES!
Ok, quem é mae, e mesmo quem nao o é, sabe que dia das maes é todo dia! Os cuidados que temos com os nossos filhos, as atençoes, tudo isso te diz que o nosso dia é todo dia, mas tem aquele dia especial para comemora-lo e é sempre o segundo domingo de maio, entao nao poderia faltar uma torta deliciosa para comemorar este dia, certo?
Peguei inspiraçao em uma torta de 4 camadas de Donna Hay, apresentada no programa Junior Masterchef Australia, que vi dias atras, onde os concorrentes mirins (8 a 12 anos) deveriam fazer uma torta de chocolate com 4 camadas e recheada com um creme ao chocolate e dar um toque pessoal na cobertura fazendo cada um a seu modo. A receita desta torta de chocolate de Donna Hay voces podem ver aqui, pois fiz para a minha filha no aniversario de 6 anos.
Eu adoro ver este programa porque é divertido, as crianças nao competem com maldade mas com muita esportividade, e os juizes sao maravilhosos! Quando dizem que algo saiu errado o fazem com muito cuidado e em forma de conselho, pois sabemos como as crianças ficam mal depois de uma "chamada de atençao" se algo saiu errado, nao é mesmo? E depois reforçam sempre um ponto positivo do prato para estimular a auto-estima deles. Ja o Masterchef de adultos é completamente diferente, pois os concorrentes competem de uma forma completamente diferente e os juizes quando dizem que algo saiu errado nao tem pelos na lingua, jogam pesado! O Masterchef USA eu gosto porque Gordon Ramsay é uma figura, um show man, entao vale a pena assitir, ja o italiano nao é divertido! Os juizes parecem coroneis do exercito e até quando elogiam um prato o fazem em um modo um pouco arrogante! Hiiiii, quando escrevo me perco e me desvio do assunto principal! :) E' melhor ficar por aqui! :)
Vamos ao que interessa, a receita desta torta!
 
Versione italiana più giù



Ingredientes para o Bolo de Manteiga (Butter Cake, receita de Donna Hay):
125 g de manteiga, à temperatura ambiente
1 colherzinha de extrato de baunilha
225 g de açucar
3 ovos
200 g de farinha de trigo. peneirada
1/2 colherzinha de fermento, peneirado
1/4 de colherzinha de bicarbonato de sodio, peneirado
125 ml de leite

Modo de preparar:
Bater com o mixer eletrico a manteiga com o açucar, o extrato de baunilha, os ovos, a farinha com o fermento e o bicarbonato  e por fim o leite, até que fique tudo homogeneo.
Emburrar e enfarinhar, ou cobrir com papel manteiga uma forma de redonda de 20 cm e assar em forno pré-aquecido a 150ºC por 60 minutos.

Creme de Pasteleiro ao limao: ver aqui a receita
Nota: gostaria de ter feito um creme mais denso para que se formasse uma camada de creme mais alta entre as camadas de bolo, mas ficou meio liquida, entao deixei que escorresse pelas camadas de bolo como uma calda.
Para faze-lo mais denso precisa acrescentar uma colher a mais de maizena ou fécola.

Montagem da torta:
Cortar o bolo em 3 camadas.
Molhar a primeira camada com um xarope de agua e açucar (100 ml de agua para 50 g de açucar fervidos por alguns minutos. Deixar esfriar antes de molhar o bolo).
Colocar o creme sobr o bolo e arrumar os morangos fatiados em toda a superficie do bolo.
Repetir essa operaçao até chegar à terceira camada de bolo. Arrumar alguns morangos cortados à metade no centro da torta. Coloquei também algumas raspas de chocolate por cima (sao a minha perdiçao!).
Buon appetito!


VERSIONE ITALIANA
 
TORTA "FESTA DELLA MAMMA!"

Ingredienti della torta al burro (ricetta di Donna Hay):
125 g di burro, ammorbidito
1 cucchiaino di estratto di vaniglia
225 g di zucchero semolato
3 uova
200 g di farina, setacciata
1/2 cucchiaino di lievito, setacciato
1/4 di cucchiaino di bicarbonato di sodio, setacciato
125 ml di latte

Preparazione:
Lavorare con il robot da cucina il burro con lo zucchero, l'estratto di vaniglia, le uova, la farina, il lievito, il bicarbonato e in fine il latte fino a che diventi tutto omogeneo.
Imburrare uno stampo rotondo di 20 cm e foderare con carta da forno e versare il composto. Cuocere in forno preriscaldato a 150ºC per 1 ora.

Crema Pasticcera al limone: qui
 
Assemblaggio della torta:
Dividere la torta al burro in 3 dischi.
Bagnare il primo disco con uno sciroppo semplice di acqua e zucchero (100 ml di acqua e 5 g di zucchero bolliti per qualche minuto. Lasciar raffreddare prima di bagnare i dischi), mettere la crema pasticcera sopra e le fragole a fette in tutta la superficie del disco.
Ripetere l'operazione fino all'ultimo disco di torta. Dopo la crema pasticcera mettere delle fragole tagliate a metà in centro alla torta e dei riccioli di cioccolato tutto in torno (ho usato 2 cestini di fragole).
Buon appetito!


 

6 comentários:

  1. Estou-me a babar...que delicia que essa torta é!
    beijinhos e um bom domingo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) Valeu Addicted! Bom domingo para ti tb! Bjs, Lu

      Excluir
  2. Uma verdadeira tentação esta torta, amei.
    Boa semana
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/05/2-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Vou te visitar tb, beijos, Lu

      Excluir
  3. Sabes qual foi a reacção da minha pequena à tua torta mágica e a esta tentação do dia das mães? "- Hum, tens de fazer mãe. Se não fizeres não sei o que te faço." E pronto, está decidido que serão mais duas tentações das tuas a alegrar os nossos dias (e que se lixe o biquini, ehehe).

    Bjnhos e um fim de semana maravilhoso.
    http://saborescomtempo.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Decidida a garota hein? E qual è a mae que nao satisfaz os desejos da filha, nao è mesmo? Beijos, Lu

    ResponderExcluir

SINTA-SE CONVIDADO A COMENTAR! ACEITO CRITICAS (CONSTRUTIVAS!), SUGESTOES, ETC.