terça-feira, 19 de março de 2013

Bolo de Chocolate Delicioso!

Comi este bolo no aniversario de uma amiguinha de Lara (um "pigiama party" ou festa de pijamas, onde estavam presentes as amiguinhas mais chegadas da aniversariante e da irma mais velha) feito pelo pai dela que além de ser um otimo cozinheiro (por paixao) também se arrisca nos doces e tortas e se sai muito bem! Ele me deu a receita no mesmo dia e demorei algum tempo para faze-lo, mas chegou a hora.
E' delicioso, muito macio! Pode ser degustado com um bom café se nao é recheado, ou virar uma deliciosa sobremesa usando algum recheio da preferencia de cada um.
Fiz para o dia dos pais aqui na Italia que é hoje, 19 de março. Servi com um recheio delicioso e virou uma otima sobremesa.
A minha pequena resolveu fazer os biscoitos de Hello Kitty de novo e desta vez fez quase tudo sozinha e acrescentamos gotas de chocolate (50 g) e ficaram ainda mais gostosos! Decidiu faze-los em forma de coraçao para  o papà tao querido! :)
Até a proxima!

Versione italiana più giù



Ingredientes: (eu fiz metade da receita)
150 g de farinha de trigo
150 g de amendoas trituradas
150 g de chocolate em pò
150 g de açucar
100 g de manteiga
250 ml de creme de leite fresco
4 ovos
1 envelope de fermento em pò

Modo de preparar:
Bater a manteiga com um mixer por um minuto e acrescentar o açucar até ficar um composto bem homogeneno.
Acrescentar o ovos, um de cada vez, batendo bem apos cada adiçao.
Acrescentar as amendoas trituradas (um bom truque para tritura-las bem é adicionar 2 colheres de açucar, retiradas da quantidade total da receita) e bater bem.
Acrescentar a farinha de trigo, o chocolate em pò e o creme de leite, alternando-os e batendo bem até homogeneizar tudo.
Acrescentar o fermento no final misturando-o bem.
Untar e enfarinhar uma forma redonda de 26 cm de diametro (ou no meu caso uma retangular bem menor porque fiz somente metade da receita) e colocar a massa dentro.
Assar em forno pré-aquecido a 180ºC por 45-50 minutos, ou até que esteja assada, controlando com um palito no centro do bolo (mas esta operaçao so pode ser feita depois que o bolo ja começou a cheirar, mais ou menos 30 minutos do inicio).
Depois de frio pode-se cortar em fatias, na forma desejada (quadrada, redonda ou retangulare) e dividindo-a ao meiono sentido horizontal, rechear com algum creme da preferencia de cada um.
Eu misturei nutella com philadelfia em partes iguais e recheei as fatias servidas, depois pulverizei o açucar de confeiteiro em cima, servindo-o como sobremesa.
Deixei uma parte sem rechear para come-lo no café-da-manha.
Buon appetito!




VERSIONE ITALIANA
 
TORTA AL CIOCCOLATO DELIZIOSA!

Ingredienti: (ho fatto metà dosi)
150 g di farina 00
150 g di mandorle tritate
150 g di cioccolato in polvere
150 g di zucchero
100 g di burro
250 ml di panna fresca
4 uova
1 bustina di lievito in polvere

Preparazione:
Sbattere il burro con un mixer per un minuto e aggiungere lo zucchero fino a ben homogeneno.
Aggiungere le uova, una alla volta, battendo bene dopo ogni aggiunta.
Aggiungere le mandorle tritate (un buon trucco per tritarli è aggiungere 2 cucchiai di zucchero, presi dal totale della ricetta) e tritare bene.
Aggiungere la farina, il cacao e la panna, alternandoli e mescolando bene fino a che tutto  diventa liscio.
Aggiungere il lievito alla fine e mescolare bene.
Imburrate e infarinate uno stampo rotondo di 26 cm di diametro (o nel mio caso una piccola forma rettangolare) e mettere la l'impasto all'interno.
Cuocere in forno preriscaldato a 180 ° C per 45-50 minuti, o fino a quando è cotta, facendo la prova stecchino (ma questo può essere fatto solo dopo che la torta comincia a profumare, circa 30 minuti dal'inizio).
Quando è fredda si può tagliare nella forma desiderata (quadrato, rotondo o retangulare) e dividendola orizzontalmente per  guarnire con un po 'di crema della preferenza di ogniuno.
Ho mescolato nutella e philadelfia in parti uguali e messo in mezzo, spoi spolverato con lo zucchero a velo sopra, servendo come dessert.
Ho lasciato un pezzo senza ripieno da mangiare  a colazione.

Buon appetito!

 

 

4 comentários:

  1. Parece mesmo delicioso....
    beijinhos :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu,

    Amei a tua tarte. Ficou uma delicia muito gulosa e com esse recheio... Hum! Uma verdadeira tentação. Por cá vou arriscar a fazer duas sobremesas; a mousse de alfarroba (claro) e a tua Torta mil folhas com creme de baunilha. Já estou para a fazer há algum tempo e ainda não tinha surgido a oportunidade, mas como é o tipo de sobremesa/bolo que o meu maridinho gosta vou aventurar-me. Espero conseguir tirar fotos antes de a devorarem (como acontece às tuas delícias por aqui.

    Bjnhos e Feliz dia do Pai.

    http://saborescomtempo.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Manuela, de coraçao! Vc é um amor! Feliz Dia dos Pais por ai tb! Bjs, Lu

      Excluir

SINTA-SE CONVIDADO A COMENTAR! ACEITO CRITICAS (CONSTRUTIVAS!), SUGESTOES, ETC.