sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Cupcake ao Caramelo Salgado

Adoro fazer cupcakes porque sao muito versateis, rapidos de fazer e praticos! Sao pequenos bolos que podemos decorar com diversos tipos de glasses e recheios e tem para todos os gostos, entao nao resisto e continuo a faze-los.
Esta è mais uma receita de Peggy Porschen, a doceira alema que vive na Inglaterra, tirada do livro de receitas de cupcakes dela, adquirido recentemente. A decoraçao ficou por conta do estilo do Georgetown Cupcake, que acho o mais bonito de todos que ja vi!
Soou um pouco estranho essa coisa de caramelo salgado, mas fiquei curiosa e resolvi testa-lo. E' de uma maciez incrivel! E nao è que fica bom o doce de leite misturado com um pouco de sal? Da uma ponta de salgadinho o que ajuda a quebrar um pouco a doçura desse tipo de doce. Amei o resultado: sabor e maciez incrivéis!
Experimentem!



Ingredientes para 24 bolinhos:
225 g de manteiga
225 g de açucar (eu 160 g)
uma pitada de sal
Sementes de uma fava de baunilha ou 1 colher de extrato de baunilha (a minha opçao)
4 ovos médios
225 g de farinha de trigo com fermento (ou 210 g de farinha de trigo e 1 envelope de fermento para doces)

Xarope de Baunilha:
60 g de açucar e 60 ml de agua: colocar numa panela e deixar aquecer até dissolver todo o açucar. Deixar esfriar antes de acrescentar 1 colherzinha de extrato de baunilha.

Caramelo Salgado:
200 g de Doce de Leite adicionado de 1 colherzinha e meia de sal marinho fino (eu coloquei somente 1 colherzinha). Misturar os ingredientes com uma colher, mexendo muito bem e reservar.

Modo de preparar:
Distribuir forminhas de papel em 2 formas para muffins com 12 cavidades cada uma e reservar. 
Bater a manteiga com o açucar até ficar cremoso. Acrescentar os ovos (batidos levemente à parte com o extrato de baunilha e a pitada de sal), um pouco de cada vez, adicionando uma colher de farinha de trigo caso a mistura se separe um pouco, procedendo desse modo até terminar os ovos e a farinha. Adicionar o fermento e bater bem. Distribuir a massa nas forminhas até 2/3 da capacidade delas e assar em forno pré-aquecido a 175° C por 15-20 minutos.
Pincelar os bolinhos com o xarope de baunilha quando ainda estao quentes e deixar que esfriem completamente antes de decora-los.

Frosting de Queijo Cremoso ao Caramelo Salgado:
250 g de manteiga
250 g de queijo cremoso tipo philadelfia
625 g de açucar de confeiteiro peneirado
50 g de caramelo salgado

Bater a manteiga com o queijo cremoso e o açucar com um mixer ou batedeira eletrica até ficar bem homogeneo e montado. Acrescentar o caramelo salgado misturando com uma espatula em movimentos circulares, de baixo para cima para nao desmontar o composto. Colocar num saco de confeitar com o bico redondo.

Decoraçao: fase final em que os bolinhos viram cupcakes!
Fazer uma cavidade no centro dos bolinhos e encher com o caramlo salgado. Decorar com o frosting fazendo uma espiral e com o caramelo salgado, formar uma florzinha sobre a glasse.
Buon appetito!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SINTA-SE CONVIDADO A COMENTAR! ACEITO CRITICAS (CONSTRUTIVAS!), SUGESTOES, ETC.