sábado, 9 de julho de 2011

Torta Macia de Paezinhos Recheados

Boa noite!
Ontem resolvi fazer essa receita que vi em uma revista de culinaria muito boa e é de uma professora de culinaria famosa por aqui, que se chama Sara Papa. O forte dela é a panificaçao e o preparo de doces.
E' uma receita interessante e muito boa, que pode ser feita para ser consumida, no café da manha ou no lanche e para festas também, pois até a apresentaçao é bonita e de efeito!
Eu recheei com presunto e queijo, mas pode ser feita com outros ingredientes do gosto de cada um, basta usar a criatividade!
Espero que gostem e façam, vale a pena!



Ingredientes:
550 g de farinha de trigo especial (na falta, pode-se usar a comum mesmo)
3 ovos
100 g de manteiga (à temperatura ambiente)
100 ml de leite
1 envelope de fermento seco ou 1 quadradinho de fermento fresco (eu ultimamente tenho usado o fermento seco e tenho tido sempre bons resultados)
2 colheres (das de café) de mel
20 g de queijo parmesao ralado (2 colheres das de sopa bem cheias)
150 g de presunto
150 g de queijo prato
1 colher (das de café) rasa de sal


Para pincelar:
1 gema
20 ml de leite


Modo de preparar:
Dissolver o fermento no leite e acrescentar o mel.
Peneirar a farinha e acrescentar o queijo parmesao. Fazer um buraco no centro da farinha e colocar nele a mistura de leite e fermento, os ovos, a manteiga e ir misturando com um garfo, incorporando a farinha em direçao ao centro. Acrescentar o sal e ir amassando tudo até formar um composto elastico e macio (quem tem uma planetaria basta colocar os ingredientes na mesma ordem e deixa-la trabalhando a massa por uns 10 minutos).
Fazer uma bola com a massa e coloca-la em uma vasilha untada de manteiga e cobrir com um filme plastico de cozinha. Deixar dentro do forno desligado até dobrar de volume (a minha massa levou 1 hora para dobrar de volume, alias, triplicar! Aqui esta bem quente, pois estamos no verao, entao cresceram em 1 hora, mas no periodo frio leva mais tempo).



Atingido o volume desejado, cortar o presunto e o queijo em cubinhos. Polvilhar de farinha de trigo a bancada de trabalho e colocar a massa sobre ela. Dividir a massa em pedaços fazendo bolinhas de 30 g (mais ou menos do tamanho de um ovo de galinha pequeno), abri-la com os dedos formando um circulo e colocar um pouco do recheio.


Fechar os circulos formando de novo as bolinhas e coloca-las numa forma redonda de bordo alto, com um diametro de 26 a 28 cm, untada de manteiga ou forrada com papel manteiga (usei os dois métodos), colocando-as distanciadas umas das outras (fiz também algumas que coloquei nas forminhas de silicone).




Recolocar as bolinhas no forno desligado, até que se unam umas as outras (as minhas levaram mais ou menos 1 hora).



Misturar o leite com a gema e pincelar sobre as bolinhas. Deixar descansar ainda por mais 30 minutos (confesso que so esperei o tempo do forno chegar à temperatura indicada e coloquei para assar, ou seja, 10 minutos depois que pincelei os paezinhos).
Assar em forno pré-aquecido a 180ºC por uns 20 a 25 minutos (devem ficar dourados).
Sao muito gostosos! Aprovadissima essa receita!
Buon appetito!



VERSIONE ITALIANA
 
TORTA MORBIDA DI PANINI RIPIENI
 
Ingredienti:
550 g di farina di 0 (in mancanza di questo, si può usare lo stesso la 00)
3 uova
100 g di burro (a temperatura ambiente)
100 ml di latte
1 busta di lievito secco o 1 cubetto di lievito di birra fresco
2 cucchiaini di miele
20 g di parmigiano grattugiato (2 cucchiai colmi)
150 g di prosciutto
150 g di formaggio emmental (o asiago)

1 cucchiaio di sale
 
Per spennellare:
1 tuorlo d'uovo
20 ml di latte

Preparazione:
Sciogliere il lievito nel latte e aggiungere il miele.
Setacciare la farina e aggiungere il parmigiano. Fate un buco al centro del composto di farina e mettere il latte con il lievito, le uova, il burro e mescolare con una forchetta, incorporando la farina in direzione centro. Aggiungere il sale e impastare tutto fino a formare un composto elastico e morbido.
Fare una palla con l'impasto e metterlo in una ciotola unta di burro e coprire con una pellicola. Lasciare in forno fino a quando raddoppia il volume.


Tagliare il prosciutto e il formaggio a dadini. Cospargete di farina un piano di lavoro e  mettere la pasta su di esso. Dividere la pasta in pezzi facendo palline di 30 grammi (circa le dimensioni di un uovo di gallina piccolo), aprirlo con le dita formando un cerchio e mettere un po 'di ripieno.Chiudere i cerchi formare le palle di nuovo e metterere in una teglia rotonda, con un diametro di 26 a 28 cm, imburrata o foderata di carta forno (io ho usato entrambi i metodi), mettendoli distanziati.
Lasciar lieviare ancora per circa 1 ora (le palline si unirano fra di loro).
 
Mescolare il tuorlo d'uovo con il latte e spennellare sopra i panini.
Cuocere in forno preriscaldato a 180 ° C per circa 20 a 25 minuti (devono essere dorati).Buon appetito!
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

SINTA-SE CONVIDADO A COMENTAR! ACEITO CRITICAS (CONSTRUTIVAS!), SUGESTOES, ETC.