sábado, 21 de janeiro de 2012

Pao Frances Semi-integral

Vi esta receita aqui, meses atras e fiquei com muita vontade de experimentar, pois depois que experimentei misturar um percentual de farinha de semola tanto na focaccia quanto na pasta fresca fiquei satisfeita com o resultado, entao queria experimentar também na massa de paes.
Modifiquei um pouco o percentual das farinhas de acordo ao meu gosto pessoal (ja que na receita original nao tem a farinha integral, e eu queria que minha sogra experimentasse o pao com farinha integral, ja que é mais rico de fibra do que o pao branco), e fiquei satisfeita com o resultado, alias ficamos satisfeitos porque de 11 paezinhos que fiz em um dia sobrou apenas 2 no dia seguinte! Todos amaram esta mini baguette ou pao frances: minha sogra, meu marido, minha filha e eu também!
Acredito que terei que fazer o dobro da massa da proxima vez!
Quem gosta de fazer o pao em casa e mais ainda do cheirinho que sai do forno quando eles estao assados nao vai se desiludir com esta receita.
Experimentem!


Ingredientes: (para 20 baguetinhas de mais ou menos 70 g)
400 g de farinha especial para paes (tipo 0 ou manitoba)
300 g de farinha integral
300 g de farinha de semola
540 ml de agua
2 colheres (das de cha) de sal fino
25 g de mel (ou malto)
1 envelope de fermento seco para pao
70 g de manteiga à temperatura ambiente

Modo de preparar:
Misturar as farinhas em uma vasilha e acrescentar o fermento seco.
Colocar numa vasilha grande 520 ml de agua e o mel e mistura-los.
Colocar metade da farinha na vasilha e misturar com uma colher.
Acrescentar aos poucos o restante da farinha e ir mexendo para amalgamar bem os ingredientes.
Colocar a massa na bancada e ir amassando para encorporar bem tudo.
Acrescentar a manteiga e ir amassando para que esta seja completamente absorvida.
Acrescentar o sal (este nao deve entrar em contato direto com o fermento para nao atrasar a fermentaçao).
Ir acrescentando aos poucos os 50 ml restante de agua até que a massa fique bem homogenea e nao grude mais nas maos.
Nota: se for necessario, acrescentar mais um pouco de agua se a massa ficar dura de trabalhar ou farinha se estiver grudando nas maos, mas com estas quantidades eu nao precisei acrescentar nem um nem outro.
Amassar bem por uns 10 minutos e colocar numa vasilha unta de oleo, cobrir com um pano limpo e colocar dentro do forno (desligado) por umas 2 horas ou até que dobre de volume.
Passado esse tempo, trabalhar um pouco a massa fazendo-a abaixar o volume e recolocar na vasilha para repousar mais 1 hora.
Colocar a vasilha na geladeira até a manha seguinte.
Retirar a vasilha da geladeira e deixa-la à temperatura ambiente por umas 2 horas.
Dividir a massa em 20 pedaços iguais.
Abrir cada pedaço apertando-a com os dedos e enrola-los como um rocambole (ver aqui um video que mostra a produçao de baguettes francesas).
Dispor os paes em uma forma forrada com papel manteig distanciados uns dos outros.
Fazer 2 ou 3 cortes transversais na parte superior e colocar para dobrar de volume (os meus dobraram de volume com umas 2 horas, porque aqui esta frio).
Nota: como aqui esta frio a massa demora muito para crescer, entao tenho adotado esta técnica: ligo o forno a 50ºC e quando chega a esta temperatura eu o desligo e coloco a massa dentro para repousar e assim acelera a fermentaçao).


Pulverizar com farinha de semola antes de colocar para assar.
Assar em forno pré-aquecido a 200ºC por uns 15 minutos ou até dourarem (colocar uma vasilha com um pouco de agua dentro do forno para criar um pouco de umidade).
Buon appetito!




Com o frio que tem feito nos ultimos dias a vegetaçao se cobriu de gelo. Esta arvore fica perto de casa e quando a vi coberta de branco nao resisti e a fotografei. Linda!



E acima o nosso jardim quase congelado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SINTA-SE CONVIDADO A COMENTAR! ACEITO CRITICAS (CONSTRUTIVAS!), SUGESTOES, ETC.