segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Bolo Delicioso de Banana

Receita com a banana... de novo?! E'sim! Banana nao falta aqui em casa, mas nem sempre a comemos in natura e nao me resta outra coisa que fazer uma receita quando elas ficam na fruteira e ninguém as come!
Tenho tantas receitas com banana, mas nao gosto de me repetir e resolvi testar esta que peguei na net tempos atras, mas nao me lembro onde.
Fiz algumas modificaçoes e fiquei 100% satisfeita porque é simplesmente muiiiiiiiiiiiiito gostoso! Super macio, perfumado... saborosissimo!
O fiz duas vezes em apenas 3 dias! Meu marido me pediu bis de tao bom que achou! E ele é um critico implacavel!!!!!
Façam e vao conferir quanto é gostoso este bolo!
Até a proxima...



Ingredientes:
150 g de farinha de trigo (eu coloquei 60% de farinha integral e 40% branca)
100 g de manteiga
3 ovos
80 g de açucar (eu usei o mascavo)
1 colher (das de café) de fermento biologico
1 pitada de sal
4 bananas
Suco e casca ralada de meio limao

Nota: eu usei metade das quantidades dos ingredientes da massa, pois utilizei uma forma quadrada pequena, de 20x20, entao o bolo ficou com uns dois centimetros de altura, mas fazendo a receita nas quantidades indicadas com uma forma dessa dimensao ele ficarà mais alto. Ja as bananas eu usei as 4 indicadas na receita, para poder fazer duas camadas delas sobre a massa, como diz na receita. Nesse tipo de bolo, com fruta em cima, eu prefiro que a massa seja mais baixa, mas fica ao critério de cada um.

Modo de preparar:
Bater a manteiga com o açucar e a casca ralada de meio limao, até ficar uma mistura bem cremosa.
Acrescentar as gemas e continuar batendo.
Acrescentar a farinha com o fermento e misturar.
Bater as claras em neve firme com uma pitada de sal.
Acrescentar pouco a pouco as claras em neve ao outro composto, misturando devagar em movimentos rotatorios de cima para baixo com uma colher, para nao desmontar as claras.
Untar com manteiga e polvilhar com farinha de trigo a forma e despejar a massa, nivelando bem.
Cortar as bananas em fatias e ir arrumando sobre a massa, formando duas camadas de banana.
Espremer o suco de meio limao sobre elas e pulverizar com açucar.
Assar em forno pré-aquecido a 180ºC por 25 a 30 minutos.

Fiz uma calda de chocolate simples para servi-lo (basta derreter em banho-maria um pedaço de chocolate meio amargo, mais ou menos 100 g, com um pouco de leite)

Buon appetito!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

SINTA-SE CONVIDADO A COMENTAR! ACEITO CRITICAS (CONSTRUTIVAS!), SUGESTOES, ETC.