Este cupcake è mais uma receita do meu livro Le Cupcakes di Peggy (Peggy Porschen, uma doceira alema que vive na Inglaterra) com uma variaçao minha em relaçao ao recheio e cobertura. Os bolinhos eu fiz exatamente como na receita e fiquei maravilhada com o resultado! Sao muito saborosos, com uma consistencia supermacia, muito perfumados. A cozinha se encheu daquele cheirinho bom de bolo que acabou de sair do forno, por horas!!! A massa leva tamaras e gostaria de experimentar com ameixas, pois elas tem a mesma textura e extrutura, so mudaria o sabor e se der certo postarei aqui como uma variaçao desse maravilhoso cupcake!
Experimentem, tenho certeza que voces irao amar!
Ingredientes:
290 g de tamaras sem caroços e cortadas em pedacinhos
240 ml de agua quente
Sementes de uma fava de baunilha ou 1 colherzinha de extrato de baunilha
290 g de farinha com fermento
1 1/2 colherzinha de bicarbonato
130 g de manteiga, à temperatura ambiente
240 g de açucar mascavo (eu usei a metade, ja que as tamaras sao doces)
3 ovos grandes
145 g de nozes picadas
200 g (mais ou menos) de doce de leite para rechear e preparar a cobertura.
Nota: foi aqui que fiz a minha versao, pois achei que colocar o doce de leite puro dentro deixaria o cupcake muito doce para o meu gosto e além do mais o meu marido e a minha filha nao gostam desse doce (è um doce muito apreciado no Brasil, mas aqui è pouco conhecido), entao o "camuflei" um pouco misturando com o queijo cremoso (philadelfia), pois desse modo amenizei a doçura dele. Usei 50 g de philadelfia e 4 colherzinhas de doce de leite e ficou muito bom!
Na receita original o topping indicado è aquele ao caramelo, postado aqui, com exceçao do sal.
Modo de preparar:
Colocar as tamaras de molho na agua quente por meia hora. Passado esse tempo, bater tudo fazendo um purê. Reservar.
Bater a manteiga com o açucar até misturar bem. Acrescentar os ovos, continuando a bater tudo muito bem. Acrescentar a farinha e o bicarbonato, as tamaras reduzidas em purê e por ultimo as nozes picadas, misturando até ficar tudo homogeneo.
Cobrir as cavidades da forma para muffin (12 cavidades; na falta pode-se usar forminhas de silicone individuais) con forminhas de papel. Preencher 2/3 de cada forminha com a massa e assar a 175°C por uns 20 minutos ou até que dourem na superficie (eu sempre faço a prova do palito, pois se sai limpo è porque os bolinhos estao assados).
Deixar esfriar antes de rechear e colocar a cobertura.
Eu recheei com o doce de leite e philadelfia, coloquei a cobertura de chocolate que tinha sobrado do bolo Devil Chocolate Cake de Nigella Lawson e completei com uma espiral do recheio e um pouco de nozes trituradas.
Buon appetito!
Ja refiz estes cupcakes, mas desta vez coloquei o creme ao café que experimentei no Mocha Brownies com Creme ao Café e ficaram fantasticos! Eis a foto do cupcake:
Olá, Lu!
ResponderExcluirQueria tannnnnnto o Pasticciotti do Buddy Valastro. Vc tem?
Bjos!
Ola Tatiana! Infelizmente no livro dele nao tem a receita, massssssssssss ...
Excluirprocurei por ela e ahei em um blog italiano, cuja receita foi retirada do programa "Cozinhando com Buddy", que passa por aqui, entao a traduzi e te passo:
Pasticciotti de Buddy
230 gr - Manteiga
200 gramas - Açúcar
1/2 colher de sopa - Baunilha
1/2 colher de chá - mel
1 pitada - Bicarbonato
1 pitada - fermento em pó
1/2 colher de sopa de raspas de limão
50 ml - Água
200 gr - Farinha
creme de pasteleiro
creme de limão
Bater a manteiga com o açúcar até ficar cremoso; junte a baunilha, o mel, o fermento em pó , o bicarbonato de sódio e as raspas de limão, trabalhando a massa rapidamente; adicione a água e a farinha, misturando bem; enrole a massa com filme plástico e deixe descansar na geladeira por pelo menos meia hora.
Quando tirar a massa da geladeira, trabalha-la muito rapidamente com as mãos e formar cordoes com um diâmetro de mais ou menos 4 cm, que serao cortado em pedaços e achata-los de modo a criar discos e cobrir as forminhas para realizar os pasticciottos; misturar o creme de pasteleiro com o creme ao limao na proporção de 2 para 1 (2 do primeiro e 1 do segundo) e preencher a massa nas forminhas; uma vez preenchidos todos os pasticciottos, fechá-los com outro disco de massa, pressionar as bordas e remover o excesso de massa; pincelar os pasticciottos com ovo batido para torná-los brilhantes e assar em forno a 200 graus por cerca de 20-25 minutos.
Um grande abraço e volte sempre! Abraços, Lu
Olá, Lu!
ExcluirMuito obrigada!
Você sabe me dizer como prepara os cremes de limão e pasteleiro?
bjos!
KKKKK Imaginei que vc iria perguntar por elas ja que nao tinha na receita! Neste post http://docesemagias.blogspot.it/2011/07/rocombole-com-creme-de-limao-by.html
Excluirvc encontra o creme de limao, e neste outro
http://docesemagias.blogspot.it/2012/10/mil-folhas-mignon-de-buddy-valastro.html
tem a receita do creme de pasteleiro de Buddy, mas nao coloque as raspas de limao ja que este creme sera misturado com o de limao, OK? Boa sorte com os pasticciotti! Abraços, Lu
Muito obrigada!
ResponderExcluirVou fazer e te mando!!! kkkkk
mil bjos!
De nada Tatiana, foi um prazer! Aguardarei o resultado. Beijos, Lu
Excluir